Biblioteca Nacional espanhola acolhe exposição "Fernando Pessoa em Espanha"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 09 jun (Lusa) - Retratar a marca que Fernando Pessoa deixou em Espanha é o objetivo de uma exposição que a Biblioteca Nacional de Espanha (BNE) inaugura este mês, mostrando os laços entre o escritor português e os seus contemporâneos espanhóis.

Pessoa nunca visitou Espanha, mas a BNE mostrará na exposição, patente até agosto, exemplos de algumas marcas do escritor português, numa iniciativa organizada com a colaboração da Biblioteca Nacional em Lisboa e da subdireção geral de Promoção Exterior da Cultura.

Segundo a BNE, a mostra detalha os contactos que Pessoa manteve com alguns escritores espanhóis e a polémica com Miguel de Unamumo pela sua obra "Por terras de Portugal e de Espanha".

A primeira tradução da obra de Pessoa para o espanhol data de 1923, sendo que só depois da sua morte, com a publicação de uma antologia da sua poesia (em 1962), Pessoa se tornou conhecido, sendo referência para muitos autores espanhóis.

A mostra oferece o legado de Pessoa através de livros, cartas e textos que se conservam na BNE, na Biblioteca Nacional portuguesa e em outras instituições culturais dos dois países.

O comissário da exposição é Antonio Séz, professor da Universidade de Évora.

ASP // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.