Info

Santa Casa da Misericórdia do Porto organiza homenagem a Manuel Clemente

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 18 mai (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vai organizar, em junho, uma homenagem ao bispo do Porto, Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa, figura que, na opinião do provedor da instituição, marcou a cidade.

Em declarações à Lusa, o provedor da SCMP, António Tavares, disse ter recebido o anúncio da nomeação de Manuel Clemente para patriarca de Lisboa com "muita satisfação e alegria", não duvidando de que, num momento "difícil" da vida nacional, vai executar "esta missão com muita determinação e bondade".

"Será sempre uma voz a favor daqueles que não têm quem os defenda no dia de hoje e estou-me a referir claramente aos mais jovens e aos mais idosos da nossa sociedade e que são aqueles mais desprotegidos", disse António Tavares.

A homenagem vai decorrer no Palácio da Bolsa, no Porto, no próximo mês, com o objetivo "de congregar à sua volta muitas das instituições da cidade e será uma maneira de os homens e mulheres do Porto dizerem que não se esquecem do seu bispo e daquilo que Manuel Clemente fez enquanto cá esteve".

O atual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi hoje nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, noticiou a agência Ecclesia.

"O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo", noticia a Ecclesia na sua página na Internet, citando uma nota informativa enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal.

A agência acrescenta que "a tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho", data a partir da qual "a Santa Sé deve providenciar uma solução provisória" para o cargo de Bispo do Porto e, "a seu tempo, determinar o sucessor" de Manuel Clemente, revelou à Lusa fonte eclesiástica.

TDI (ACG/ARP/JYMC) // CC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Autarca garante "compromisso" de que linhas de metro na Maia "avançarão"

A Câmara da Maia disse hoje ter o "compromisso" da Área Metropolitana do Porto (AMP) de que as linhas de metro em projeto para aquele concelho "avançarão", frisando que o contrário "só poderia acontecer por maldade ou cegueira".

Região Norte regista mais de metade das novas infeções de Covid-19

Mais de metade dos novos casos de covid-19 contabilizados hoje situam-se na região Norte ao registar quase duas mil das 3.270 infeções das últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira com dever de permanência no domicílio

Os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde os casos de covid-19 têm estado a aumentar nos últimos dias, vão ter em vigor o dever de permanência no domicílio a partir das 00:00 de sexta-feira, decretou hoje o Governo.

Atualizado 22-10-2020 19:14

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.