Santa Casa da Misericórdia do Porto organiza homenagem a Manuel Clemente

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 mai (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vai organizar, em junho, uma homenagem ao bispo do Porto, Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa, figura que, na opinião do provedor da instituição, marcou a cidade.

Em declarações à Lusa, o provedor da SCMP, António Tavares, disse ter recebido o anúncio da nomeação de Manuel Clemente para patriarca de Lisboa com "muita satisfação e alegria", não duvidando de que, num momento "difícil" da vida nacional, vai executar "esta missão com muita determinação e bondade".

"Será sempre uma voz a favor daqueles que não têm quem os defenda no dia de hoje e estou-me a referir claramente aos mais jovens e aos mais idosos da nossa sociedade e que são aqueles mais desprotegidos", disse António Tavares.

A homenagem vai decorrer no Palácio da Bolsa, no Porto, no próximo mês, com o objetivo "de congregar à sua volta muitas das instituições da cidade e será uma maneira de os homens e mulheres do Porto dizerem que não se esquecem do seu bispo e daquilo que Manuel Clemente fez enquanto cá esteve".

O atual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi hoje nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, noticiou a agência Ecclesia.

"O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo", noticia a Ecclesia na sua página na Internet, citando uma nota informativa enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal.

A agência acrescenta que "a tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho", data a partir da qual "a Santa Sé deve providenciar uma solução provisória" para o cargo de Bispo do Porto e, "a seu tempo, determinar o sucessor" de Manuel Clemente, revelou à Lusa fonte eclesiástica.

TDI (ACG/ARP/JYMC) // CC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.