Santa Casa da Misericórdia do Porto organiza homenagem a Manuel Clemente
Porto Canal / Agências
Porto, 18 mai (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vai organizar, em junho, uma homenagem ao bispo do Porto, Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa, figura que, na opinião do provedor da instituição, marcou a cidade.
Em declarações à Lusa, o provedor da SCMP, António Tavares, disse ter recebido o anúncio da nomeação de Manuel Clemente para patriarca de Lisboa com "muita satisfação e alegria", não duvidando de que, num momento "difícil" da vida nacional, vai executar "esta missão com muita determinação e bondade".
"Será sempre uma voz a favor daqueles que não têm quem os defenda no dia de hoje e estou-me a referir claramente aos mais jovens e aos mais idosos da nossa sociedade e que são aqueles mais desprotegidos", disse António Tavares.
A homenagem vai decorrer no Palácio da Bolsa, no Porto, no próximo mês, com o objetivo "de congregar à sua volta muitas das instituições da cidade e será uma maneira de os homens e mulheres do Porto dizerem que não se esquecem do seu bispo e daquilo que Manuel Clemente fez enquanto cá esteve".
O atual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi hoje nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, noticiou a agência Ecclesia.
"O Papa nomeou hoje como patriarca de Lisboa Manuel Clemente, de 64 anos, até agora bispo do Porto, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, que renunciou ao cargo", noticia a Ecclesia na sua página na Internet, citando uma nota informativa enviada pela Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Portugal.
A agência acrescenta que "a tomada de posse do novo patriarca está marcada para o dia 7 de julho", data a partir da qual "a Santa Sé deve providenciar uma solução provisória" para o cargo de Bispo do Porto e, "a seu tempo, determinar o sucessor" de Manuel Clemente, revelou à Lusa fonte eclesiástica.
TDI (ACG/ARP/JYMC) // CC
Lusa/fim