Câmara de Caminha financia estágios a 50 jovens do concelho

Câmara de Caminha financia estágios a 50 jovens do concelho
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Caminha vai pagar metade dos encargos que as empresas teriam de suportar no recrutamento de 50 jovens através de um programa de estágios, disse hoje fonte municipal.

A medida foi aprovada esta semana em reunião do executivo camarário e, precisou a mesma fonte, envolverá um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de forma a permitir o apoio municipal às empresas do concelho aderentes ao programa Impulso Jovem.

Segundo o município, este apoio visa "facilitar a integração" dos jovens no mercado de trabalho e envolverá o financiamento em 50% do valor a suportar pelas empresas no âmbito destes estágios.

Esta medida deverá abranger 50 jovens de Caminha e prevê uma contribuição global do município de 25 mil euros.

O acordo com o IEFP prevê a promoção do programa Impulso Jovem junto dos empresários e potenciais interessados no concelho, além do "apoio técnico" do município na elaboração das candidaturas por parte das empresas.

A autarquia de Caminha recorda que os estágios do programa Impulso Jovem são, na sua maioria, financiados pelo Estado em 80% do vencimento do respetivo estagiário, ficando a cargo das empresas os restantes 20% da bolsa de estágio.

Ou seja, com este protocolo, a Câmara assumirá metade do valor (de 20% do vencimento) que seria suportado pela empresa.

Os candidatos "têm de ser habitantes" do concelho e devem estar inscritos na bolsa de emprego em funcionamento no município, esclareceu ainda a fonte.

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.