Organização de Estados Americanos destaca "apoio firme" ao esforço de paz na Colômbia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Assunção, 06 jun (Lusa) -- A Organização de Estados Americanos (OEA) aprovou quinta-feira por unanimidade uma resolução em que expressa o seu "apoio firme" aos esforços do Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do povo colombiano para por fim ao conflito armado no país.

A resolução, aprovada durante a 44.ª Assembleia Geral da OEA, que terminou quinta-feira em Assunção, Paraguai, insta o Governo colombiano a "prosseguir os seus esforços para alcançar uma paz estável e duradoura para o bem da Colômbia e da região".

No preambulo do texto, a OEA assinala que as negociações constituem uma oportunidade histórica para a Colômbia e todo o continente e destaca o valor da paz como principio integrante da Carta da OEA.

Após a aprovação do texto, a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, agradeceu à OEA o apoio ao seu país nas conversações com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias Da Colômbia.

"Valorizamos muito esta resolução que nos ajuda a avançar na busca da paz (...). A paz é o maior sonho dos colombianos", disse María Ángela Holguín.

A aprovação do texto foi saudada por vários responsáveis dos negócios estrangeiros, como o do Equador, Ricardo Patiño, que refletia o "desejo dos países irmãos da América Latina e do Caribe".

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.