Chumbo do Tribunal Constitucional impede Passos Coelho de ir ao Brasil

Chumbo do Tribunal Constitucional impede Passos Coelho de ir ao Brasil
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, cancelou hoje a sua deslocação ao Brasil, prevista para entre 12 e 16 de junho, devido "ao novo quadro aberto" pelo acórdão proferido pelo Tribunal Constitucional e à necessidade de superar esta situação.

"O primeiro-ministro decidiu, tendo em conta o novo quadro aberto pelo acórdão proferido pelo Tribunal Constitucional e a necessidade de responder às exigências complexas de superação da situação, cancelar a sua programada visita ao Brasil, que decorreria de 12 a 16 de junho", refere uma nota enviada à Lusa pelo gabinete do chefe do Governo.

Da agenda da deslocação, que incluía visitas a São Paulo, Recife e Salvador da Baía, constavam contactos com a presidente do Brasil Dilma Rouseff, governadores dos três estados, empresários e dirigentes associativos portugueses.

"O primeiro-ministro não assistirá assim ao jogo inaugural da seleção portuguesa no Mundial de Futebol, a 16 de junho, fazendo-se representar pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares" Marques Guedes, refere a mesma nota.

"O primeiro-ministro formula sinceros votos de maiores sucessos à nossa seleção, acreditando que a poderá vir ainda a abraçar e a felicitar numa fase ulterior desta competição", acrescenta o texto.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro, a parte do programa que estava prevista para São Paulo será cumprida pelo ministro da Economia, António Pires de Lima.

Portugal jogará o seu primeiro jogo no Mundial2014 com a Alemanha, a 16 de junho, em Salvador da Baía.

Na sexta-feira, o TC chumbou três normas do Orçamento do Estado para 2014, incluindo o corte dos salários dos funcionários públicos a partir dos 675 euros.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.