Rui Rio não entende falta de resposta do PM a pedido de audiência sobre Porto Vivo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jun (Lusa) - O presidente da Câmara do Porto disse hoje não entender a ausência de resposta do primeiro-ministro a um pedido de audiência a propósito da Porto Vivo, considerando "dramático" que o executivo queira abandonar um projeto "de crescimento económico".

No final de uma audiência de cerca de uma hora e meia com o Presidente da República, no Palácio de Belém, Rui Rio adiantou que irá reunir-se no final da semana com o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, para discutir o assunto da sociedade de reabilitação urbana, mas que continua sem ter resposta do primeiro-ministro.

Questionado sobre que leitura faz da falta de resposta de Pedro Passos Coelho, o autarca portuense respondeu: "Eu sei lá o que lhe hei de dizer, eu não tenho resposta para isso, não consigo, não consigo entender isso, eu tenho alguma capacidade às vezes para ser irónico, mas não estou a ser, eu não consigo mesmo entender".

"A reabilitação urbana é nuclear para Portugal e para o Porto, e isso o Governo não entendeu, tanto não entendeu que eu não recebi qualquer resposta do primeiro-ministro", disse, sublinhando não se recordar de uma iniciativa deste género ter reunido "tantas pessoas com um caráter tão transversal" na cidade do Porto.

O autarca do Porto afirmou que a audição com Cavaco Silva e a carta aberta ao Governo, que disse contar com "praticamente 1500 assinaturas", permitiram que a dívida do Estado à Porto Vivo (pouco mais de dois milhões de euros) tenha sido paga na semana passada e enfatizou que este projeto permitiu "gerar mais de 500 milhões de euros de investimento privado" desde 2005.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.