Hospital de Fafe mantém-se no SNS, mas administração será da Misericórdia
Porto Canal / Agências
Fafe, 04 jun (Lusa) - O Governo comunicou hoje à Câmara de Fafe que o hospital da cidade vai manter-se no Serviço Nacional da Saúde (SNS), apesar de a gestão passar para a Misericórdia local, avançou à Lusa a autarquia.
Segundo fonte do município, a garantia foi avançada pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, ao presidente da edilidade, Raúl Cunha, numa reunião realizada hoje na Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), no Porto.
A manutenção do hospital no SNS, através do um contrato-programa a celebrar entre o Estado e a Santa Casa da Misericórdia, tem sido a principal exigência do presidente da câmara.
O membro do Governo, citado pela fonte da edilidade, assumiu também o compromisso de que aquela unidade de saúde, atualmente integrada no Centro Hospitalar do Alto Ave, com sede em Guimarães, vai "manter os serviços e as especialidades médicas, podendo vir a ganhar mais valências no futuro".
Na reunião, o autarca suscitou a questão relacionada com o futuro dos trabalhadores da unidade hospitalar.
Segundo a fonte ouvida hoje pela Lusa, o Ministério da Saúde e a ARS do Norte garantiram à autarquia que não haverá despedimentos
A transferência do hospital de Fafe para a administração da Santa Casa da Misericórdia local (entidade proprietária do edifício) poderá ocorrer até ao final de julho, segundo informação do Ministério da Saúde comunicada hoje ao presidente da câmara.
APM // MSP
Lusa/fim