EDP e um instituto do Porto desenvolvem projectos de investigação conjuntos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jun (Lusa) - O INESC TEC do Porto e a EDP assinam na quarta-feira um contrato-programa que visa financiar, ao longo dos próximos três anos, projetos de investigação conjuntos que deem origem a novos produtos e a novos serviços para a EDP.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores -- Tecnologia e Ciência (INESC TEC) explica que o objetivo passa por desenvolver novas soluções e aumentar competitividade tecnológica das empresas do Grupo EDP em Portugal e nos mercados internacionais.

"Esta parceria entre indústria e investigação, iniciativa que é pioneira em Portugal, nasce de uma relação que temos construído ao longo dos últimos 15 anos com a EDP na área dos Sistemas de Energia", explicou João Peças Lopes, diretor do INESC TEC.

O responsável apontou como exemplo desta "colaboração bem-sucedida", entre INESC TEC e EDP, "o EDP Box, contador de energia inteligente implementado no piloto INOVCity (Évora) e que estará em casa de todos os consumidores domésticos portugueses nos próximos cinco anos. O INESC TEC foi a entidade responsável pela definição dos modelos de referência e especificações no consórcio liderado pela EDP e em que participaram diversas empresas portuguesas".

Esta parceria vai ter "um forte enfoque nas energias renováveis, nas redes elétricas inteligentes (smart grids), veículos elétricos e mercados de eletricidade. No entanto a EDP espera explorar soluções que incorporem contributos de diversas áreas de investigação do INESC TEC, tais como software, sistemas de informação geográfica, sensores e robótica", acrescentou.

"A associação a um grupo como a EDP é uma verdadeira 'via verde' para o INESC TEC consolidar também os seus esforços de internacionalização em projetos inovadores e de grande dimensão", considerou João Peças Lopes.

O contrato-programa vai ser assinado com o Grupo EDP no INESC TEC, às 14:30, de quarta-feira.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Hospital de Penafiel criou 28 camas no antigo arquivo para responder à gripe

O Hospital de Penafiel, atualmente com uma ocupação de 210%, transformou o antigo arquivo clínico numa área de internamento para 28 doentes, medida considerada de contingência para responder ao surto de gripe.

Movimento de Viana do Castelo reitera fim de portagens em toda a A28

O porta-voz de um movimento cívico de Viana do Castelo garantiu que irá continuar a reiterar o fim das portagens na autoestrada A28, congratulando-se com a eliminação de pagamento nos pórticos de Neiva e de Esposende (Braga).

Arranque do Braga25 junta Mariza, Iolanda e Dino d'Santiago com "prata da casa"

Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no dia 25 de janeiro, com um espetáculo multidisciplinar que junta instituições e coletivos do concelho e os artistas nacionais Mariza, Iolanda e Dino d’Santiago, foi anunciado esta segunda-feira.