EDP e um instituto do Porto desenvolvem projectos de investigação conjuntos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jun (Lusa) - O INESC TEC do Porto e a EDP assinam na quarta-feira um contrato-programa que visa financiar, ao longo dos próximos três anos, projetos de investigação conjuntos que deem origem a novos produtos e a novos serviços para a EDP.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores -- Tecnologia e Ciência (INESC TEC) explica que o objetivo passa por desenvolver novas soluções e aumentar competitividade tecnológica das empresas do Grupo EDP em Portugal e nos mercados internacionais.

"Esta parceria entre indústria e investigação, iniciativa que é pioneira em Portugal, nasce de uma relação que temos construído ao longo dos últimos 15 anos com a EDP na área dos Sistemas de Energia", explicou João Peças Lopes, diretor do INESC TEC.

O responsável apontou como exemplo desta "colaboração bem-sucedida", entre INESC TEC e EDP, "o EDP Box, contador de energia inteligente implementado no piloto INOVCity (Évora) e que estará em casa de todos os consumidores domésticos portugueses nos próximos cinco anos. O INESC TEC foi a entidade responsável pela definição dos modelos de referência e especificações no consórcio liderado pela EDP e em que participaram diversas empresas portuguesas".

Esta parceria vai ter "um forte enfoque nas energias renováveis, nas redes elétricas inteligentes (smart grids), veículos elétricos e mercados de eletricidade. No entanto a EDP espera explorar soluções que incorporem contributos de diversas áreas de investigação do INESC TEC, tais como software, sistemas de informação geográfica, sensores e robótica", acrescentou.

"A associação a um grupo como a EDP é uma verdadeira 'via verde' para o INESC TEC consolidar também os seus esforços de internacionalização em projetos inovadores e de grande dimensão", considerou João Peças Lopes.

O contrato-programa vai ser assinado com o Grupo EDP no INESC TEC, às 14:30, de quarta-feira.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.