Moradores de bairro em Guimarães acusam IHRU de "pressão" e "intimidação"

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 02 jun (Lusa) - Os moradores dos bairros do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana de Guimarães acusaram hoje o IHRU de "pressão" e "intimidação" por interpor um processo judicial contra quem "travou" os aumentos nas rendas com uma providência cautelar.

Segundo o diretor da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição, Mário Nunes, o IHRU deu entrada com uma ação judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga contra os moradores dos fogos de habitação social daquele bairro a "exigir" o pagamento das rendas "pelos valores atualizados".

Até ao momento não foi possível contactar nenhum responsável do IHRU, instituto contra o qual decorrem 180 providências cautelares interpostas por aqueles moradores com o objetivo de "impedir o aumento abusivo" de rendas que foram alvo no último ano, em três fases distintas.

"Nós aceitamos o primeiro aumento. Tanto que estamos a pagar o valor antigo da renda mais esse aumento, só que esse dinheiro está a ser depositado numa conta à ordem do tribunal, pelo que até tudo isto acabar o IHRU não vai receber nem um euro", apontou Mário Mendes.

Segundo este responsável, "é por isso que agora meteram estes processos, querem meter medo e intimidar os moradores para que desistam da luta e paguem o que o IHRU quer".

Mas, avisou, "o pessoal não está para aí virado".

Segundo Mário Mendes, "o IHRU processou os moradores dos 160 fogos no Bairro da Nossa Senhora da Conceição com a agravante de visarem ambos os elementos do casal, mesmo alguns que já morreram".

Desde 2012 que os moradores dos bairros pertencentes ao IHRU em Guimarães (Nossa Senhora da Conceção, Gondar e S. Gonçalo) contestam os aumentos nas rendas apoiadas, que, dizem, "em alguns casos é de 300%".

Estes aumentos, explicou Mário Mendes, "estão a ser feitos faseadamente", em três tranches.

"Nós aceitamos aumentos. Mas não estes que vão além daquilo que podemos pagar", concluiu.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.