Portugal deve testar liquidez dos bancos e situação financeira das PME

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 02 jun (Lusa) -- A Comissão Europeia recomendou hoje que Portugal teste a liquidez dos bancos mas que aplique também, até final de setembro, um "sistema de alerta precoce para detetar empresas com fracas condições financeiras", incluindo Pequenas e Médias Empresas.

Numa das recomendações específicas dirigidas a Portugal no quadro do semestre europeu de coordenação de políticas económicas, o executivo comunitário aconselha as autoridades nacionais a acompanharem "a situação de liquidez dos bancos e potenciais défices de capital, nomeadamente mediante inspeções temáticas no local e testes de esforço", os chamados "stress-tests".

Defendendo a necessidade de "prosseguir a avaliação dos planos de recuperação dos bancos e introduzir melhorias no processo de avaliação, quando necessário", a Comissão recomenda também a aplicação de "uma estratégia abrangente para reduzir o nível excessivo de endividamento das empresas e reforçar os esforços destinados a alargar o leque de alternativas de financiamento".

Segundo o executivo comunitário, tal deve ser feito "nomeadamente para fases precoces da evolução das empresas, pela melhoria da eficácia dos instrumentos de reestruturação da dívida (em especial, PER e SIREVE) para as empresas viáveis, introduzindo incentivos para os bancos e os devedores realizarem processos de reestruturação numa fase precoce e melhorando a disponibilidade de financiamento através do mercado de capitais", com a preocupação de "assegurar que as medidas identificadas apoiam a redistribuição do financiamento para os setores produtivos da economia".

E, neste contexto, Bruxelas recomenda que seja aplicado, "até ao final de setembro de 2014, um sistema de alerta precoce para detetar empresas com fracas condições financeiras, incluindo PME, a fim de apoiar uma reestruturação precoce das dívidas das empresas, diminuindo os atrasos no pagamento de empréstimos das PME e acelerando a resolução de empréstimos de má qualidade".

ACC/ATF// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.