Mar invadiu vila de Santa Catarina, em São Tomé, e destruiu casas

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Tomé, 31 de mai (Lusa) -- Pelo menos quatro casas ficaram esta noite destruídas com a maré alta que invadiu a vila de Santa Catarina, 40 quilómetros a norte de São Tomé, disse à agência Lusa um morador do local.

"Nunca vimos coisa igual. Ondas com cinco a seis metros de altura. Apanhou-nos desprevenidos, engoliram os nossos porcos, cães, galinhas, destruíram as nossas casas e o produto do nosso trabalho", disse a agência Lusa, José Ribeiro, um dos moradores no local.

Os mesmos relatos sustentam, no entanto, não haver registo de qualquer vítima mortal.

Pelo menos oito famílias estão desalijadas e a viver em casa de familiares.

Santa Catarina é uma zona costeira onde a maioria da população se dedica à agricultura e á pesca. Além das casas destruídas pelas ondas, também ficaram destruídos alguns 'secadores' de cacau.

"Tínhamos aqui cerca de sete toneladas de cacau no secador e com a ajuda da população conseguimos salvar, pelo menos, quatro toneladas", disse José Ribeiro ao salientar que o restante foi levado pelas ondas.

Mais de uma vintena de pirogas -- embarcações tradicionais - foram destruídas ou arrastadas para terra.

Os pescadores locais acreditam que antes do amanhecer poderão ocorrer mais uma ou duas situações em que as ondas invadem a terra.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro disse a agência Lusa que Gabriel Costa se desloca na manhã de sábado (hora local) ao local.

MYB // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.