Trabalhadores da hotelaria exigem "proibição total" de fumo nos estabelecimentos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte exigiu hoje a "transposição completa" da diretiva comunitária sobre o tabaco e a "proibição total" de fumar nos estabelecimentos para proteger os trabalhadores.

"A nossa posição é de oposição frontal a qualquer alteração à lei que não seja da proibição total de fumar nos estabelecimentos como única forma de garantir a saúde dos trabalhadores", disse à agência Lusa o presidente do sindicato, Francisco Figueiredo, na véspera de se assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco.

A posição do sindicato surge depois de uma reunião do Grupo Técnico Consultivo da Lei do Tabaco, promovida pela Direção Geral de Saúde na quinta-feira, em que tomou conhecimento de que o Governo se prepara para transpor para Portugal a Diretiva Comunitária e, em simultâneo, rever a atual Lei do Tabaco.

"O que nos foi dito também é que está em cima da mesa a possibilidade de haver uma moratória para as empresas do setor da restauração que fizeram investimentos em equipamentos e não concordamos com isso", disse o líder sindical.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, já tinha afirmado, no final do ano passado, que o "principal erro" da atual lei do tabaco é prever a existência de espaços para fumadores.

Mas porque foram feitos "investimentos vultuosos e que têm de ser respeitados", a lei vai introduzir uma moratória, que pode ser de oito anos, para que seja completamente proibido fumar em restaurantes, bares e discotecas onde hoje ainda é permitido, disse na altura Leal da Costa.

Francisco Figueiredo contesta esta alteração, defendendo que "a diretiva comunitária que proíbe o fumo nos locais de trabalho e nos estabelecimentos deve ser transposta tal e qual como está" e "a revisão da lei do tabaco deve proibir totalmente o fumo nos locais de trabalho", porque "só assim se pode defender a saúde de quem trabalha".

"Nós dissemos ao diretor-geral da Saúde que o melhor que podia acontecer às empresas que fizeram investimentos em equipamentos seria proibir totalmente o fumo do tabaco nos estabelecimentos", porque os aparelhos necessitam de manutenção e as empresas deixariam de ter esse encargo.

Para o presidente do sindicato, é premente a existência de uma lei que proteja a saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.

"Não é possível que nos dias de hoje os trabalhadores das salas de bingo, dos casinos, dos bares e discotecas, os mais afetados, mas em geral os trabalhadores da área da restauração e bebidas, ainda estejam sujeitos a fumar o tabaco dos outros", sustentou.

Na União Europeia, o tabaco mata, por ano, cerca de 700 mil pessoas, estimando-se que em Portugal tenha sido responsável por 10.600 mortes em 2012, cerca de 28 pessoas por dia, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, o consumo de tabaco em bares ou restaurantes "parece ter sofrido um aumento" em Portugal entre 2009 e 2012, ao contrário do que se observou na União Europeia a 27, o que "pode indiciar insuficiência de medidas legislativas".

HN // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).