Antigo posto alfandegário de Monção reabre transformado em centro ambiental

| País
Porto Canal / Agências

Monção, 30 mai (Lusa) - O antigo posto alfandegário de Monção, desativado desde finais da década de 80 do século passado, reabre hoje, transformado em centro de educação ambiental, observação e interpretação da Natureza ribeirinha anunciou, à Lusa, fonte autárquica.

As obras de recuperação e adaptação do edifício foram realizadas no âmbito da terceira fase da empreitada da ecopista do rio Minho, concluída em 2012 num investimento de 300 mil euros.

Dinamizar esta via ecológica e promover a educação ambiental e valorização do património natural é o objetivo traçado para a estrutura, a inaugurar hoje à tarde.

O centro ambiental vai ser gerido pelo núcleo local da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) conforme previsto no contrato de comodato a assinar, hoje à tarde, entre a município e aquela associação ambientalista.

A ecopista entre Monção e Valença, inaugurada em 2004 é um percurso de 17 quilómetros colado àquele troço de água internacional e que em 2009 foi classificada como a quarta melhor da Europa.

Incentivar um conjunto de atividades de cariz ambiental junto das crianças e adultos, potenciando o ecoturismo desportivo e recreativo na ecopista do Rio Minho é, segundo a autarquia, a missão principal do espaço.

Em Monção, os utilizadores da ecopista podem visitar a Torre de Menagem, monumento nacional desde 1910, e alvo de requalificação já em junho. Junto à ponte internacional situa-se o cais de embarque do antigo barco transbordador, bem como uma zona de lazer e os antigos edifícios da PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), hoje transformados em bar, e da Guarda Fiscal, agora centro de educação ambiental.

A quarta e última fase do percurso, que irá levar esta via ecológica do parque da Lodeira até ao centro histórico da vila, está praticamente concluída. O investimento ronda os 100 mil euros.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).