Espírito Santo Financial Group vai ficar com 25% do BES após aumento de capital

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mai (Lusa) - O Espírito Santo Financial Group (ESFG), que detém atualmente 27,4% do capital social do Banco Espírito Santo (BES), anunciou hoje que pretende ficar com cerca de 25% do banco após a operação de aumento de capital.

Esta decisão foi tornada pública através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e significa que, apesar da redução da participação da família Espírito Santo no capital do banco liderado por Ricardo Salgado, a ESFG vai continuar a ser o maior acionista do BES.

Paralelamente, a ESFG revelou que, "devido à redução dos direitos de voto no BES na sequência da dissolução da BESPAR e à redução da sua participação na sequência do aumento de capital, é expectável que o Banco de Portugal reveja a necessidade da ESFG permanecer sujeita à supervisão do Banco de Portugal, devido à sua participação no BES".

Esta informação foi prestada ao mercado num outro comunicado, relacionado com os resultados do primeiro trimestre do ESFG - o prejuízo agravou-se para 37 milhões de euros - no qual a 'holding' adiantou que "aguarda a decisão" do supervisor bancário sobre a matéria.

A recente extinção da BESPAR fez, para já, com que a ESFG e o Crédit Agricole (o segundo maior acionista do banco) passassem a ter participações diretas no BES (de 27,36% e 20,12%, respetivamente).

Mas, de acordo com as informações prestadas pelos grupos financeiros português e francês, estas participações vão ser reduzidas no âmbito do aumento de capital, o que deixa em aberto alterações importantes a médio prazo na estrutura acionista do BES.

O aumento de capital de até 1.045 milhões de euros do BES arrancou hoje. Na oferta pública de subscrição das novas ações, cada título será vendido a 0,65 euros, sendo os resultados apurados a 11 de junho.

Com a concretização da totalidade do aumento de capital, em que serão emitidas até 1.607 milhões de novas ações, o BES diz que o rácio de capital 'Common Equity Tier I' passará de 8% para 9,6%, com a aplicação total das novas regras para a banca.

DN/IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.