Conselho de Segurança da ONU condena ataque contra 'capacetes azuis' no Darfur

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, 25 mai (Lusa) -- O Conselho de Segurança da ONU condenou veementemente o ataque que causou a morte, este sábado, de um elemento ruandês da missão conjunta ONU-União Africana no Darfur (Minuad) e deixou outros três feridos.

Numa declaração unânime, o Conselho pede ao governo sudanês para abrir rapidamente um inquérito ao incidente e para levar à justiça os responsáveis pelo ataque.

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU reiteram ainda o seu apoio à Minuad e instam "todas as partes envolvidas do Darfur a cooperarem plenamente com a missão".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também condenou o ataque num comunicado e apresentou as suas condolências ao governo ruandês.

A ofensiva ocorreu quando os 'capacetes azuis' tentavam mediar um conflito tribal no Darfur, no oeste do Sudão, anunciou a Minaud.

"Quatro 'capacetes azuis' ruandeses ficaram feridos nesses confrontos e um deles sucumbiu aos ferimentos", indicou a missão num comunicado, citado pela agência AFP, especificando que um dos elementos feridos se encontra em estado crítico.

Os confrontos tiveram como palco Kebkabiya, a cerca de 140 quilómetros a oeste de El-Facher, capital do estado de Darfur do Norte.

A Minuad, criada há seis anos e com um dispositivo de 19.000 soldados e polícias, tem sido alvo dos cada vez mais frequentes ataques no Darfur, onde a violência se tem agravado nos últimos 18 meses.

No ano passado, estes ataques resultaram na morte de 16 'capacetes azuis'.

O Darfur é palco de um conflito entre movimentos rebeldes e o exército sudanês desde 2003, que já causou mais de 300.000 mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonar as suas casas, de acordo com dados das Nações Unidas.

DM (PAL)// DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.