Teixeira Duarte em consórcio para construção de estádio de 50.000 lugares na Argélia

| Economia
Porto Canal

A empresa Teixeira Duarte vai construir com uma congénere argelina um estádio de futebol de 50.000 lugares na cidade de Constantine, anunciou hoje em Lisboa o chefe da diplomacia da Argélia, Ramtane Lamamra.

“No dia em que deixei Argel, o Conselho de Ministros aprovou um contrato em que uma grande companhia de construção portuguesa, a Teixeira Duarte, com uma grande companhia argelina privada, venceram o concurso para a construção de um estádio de 50.000 lugares em Constantine”, no nordeste da Argélia, referiu o ministro durante uma conferência de imprensa em Lisboa com o seu homólogo português Rui Machete.

“A parceria entre Portugal e a Argélia é prometedora e ocupa um lugar cada vez mais importante numa economia argelina em plena expansão. Não há limite para a nossa amizade nem para as possibilidades de parcerias entre nós”, assegurou.

Rui Machete iniciou na quarta-feira uma série de encontros bilaterais com os seus homólogos de diversos países, à margem da 11.ª Reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros que hoje decorreu em Lisboa e no âmbito da cooperação do Mediterrâneo Ocidental (Diálogo 5+5), copresidido por Portugal.

O Processo de Cooperação do Mediterrâneo Ocidental, conhecido por Diálogo 5+5, foi criado em 1990 e reúne cinco países do sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta) e outros cinco do norte de África (Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Mauritânia). Atualmente, é copresidido por Portugal e pela Mauritânia.

O chefe da diplomacia de Argel, ex-embaixador em Lisboa, recordou a condecoração com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, concedida pelo ex-Presidente Jorge Sampaio, como uma prova da amizade entre os dois países, que “partilham uma história de valores”. Neste aspeto, recordou a Rádio Voz da Liberdade, ligada aos setores da oposição, que emitia a partir de Argel na década de 1960 “e contribuiu para mobilizar os democratas deste país”.

Ao abordar um tema mais pragmático, Ramtane Lamamra recordou ainda o “grande potencial” do seu país “que investe no plano quinquenal de desenvolvimento 2010-2014 pelo menos 200 milhões de dólares (146 milhões de euros)” e prometeu “projetos gigantescos” para o plano quinquenal 2015-2019.

O ministro português, que manifestou a intenção de “visitar brevemente” a Argélia, também destacou a cooperação económica bilateral e as “coincidências em questões fundamentais” que preocupam os dois países.

“A presença de empresas portuguesas na Argélia é muito significativa para o mercado argelino e para a economia portuguesa, como a construção civil, tecnologias de informação, agroalimentar ou alimentos, mas existe a ambição que se possa alargar mais”, assinalou.

Rui Machete destacou o projeto de um consórcio luso-argelino a quem foi confiada a construção de um troço de uma autoestrada na Argélia, onde também está envolvida a Teixeira Duarte, “uma demonstração evidente do caráter importante da construção de infraestruturas que as empresas portuguesas estão a realizar”.

A situação na Guiné-Bisssau, na região do Sahel, “as questões relativas ao Golfo da Guiné, pelas suas repercussões”, ou o desafio das energias renováveis e da imigração clandestina foram ainda temas da agenda deste encontro bilateral.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.