Cuidados continuados de Darque, Viana do Castelo, com dobro das camas em Junho

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 22 mai (Lusa) - A unidade de cuidados continuados de Darque, Viana do Castelo, que há nove meses abriu com 16 camas, vai dispor em junho de outras 16 camas, anunciou hoje o presidente da Câmara.

"Tive a informação, depois de muitas insistências, que finalmente vão ser abertas as camas em falta na Unidade de Cuidados de Darque. Esta abertura será feita ainda durante o mês de junho", adiantou à Lusa o socialista José Maria Costa.

Trata-se de um equipamento construído pelo Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, ligado à Igreja Católica, que custou mais de 1,5 milhões de euros, dos quais cerca de 800 mil euros foram suportados pela instituição através de verbas próprias e com donativos da população.

A garantia da contratação das últimas 16 camas da estrutura, afirmou o autarca, foi a transmitida na quarta-feira pelo presidente do conselho de administração da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

A unidade de cuidados continuados de Darque abriu em agosto de 2013 com as primeiras 16 camas, no âmbito de um acordo assinado com o Estado, mais de um ano depois de estar concluída.

"A contratação das últimas 16 camas era uma necessidade para garantir a sustentabilidade financeira da instituição mas era também uma resposta social muito importante que faltava ao concelho de Viana do Castelo", sustentou José Maria Costa.

Devido à falta de dotação financeira dos ministérios da Saúde e da Solidariedade Social para contratar as camas, aquela unidade de cuidados continuados de média e longa duração, totalmente concluída e com os profissionais recrutados, estava fechada desde julho de 2012.

Aquando da abertura, com os primeiros utentes, em agosto passado o pároco local, Manuel Fraga, sublinhou à Lusa a importância do funcionamento das 32 camas "para garantir a sustentabilidade da unidade", sublinhando igualmente o "esforço titânico" que foi necessário para manter o projeto.

Na ocasião a direção técnica do centro explicou que a abertura, com os primeiros utentes, resultou de um acordo entre a instituição, a ARS do Norte e o Instituto da Segurança Social, que garantiu a comparticipação pública para 16 camas de internamento de longa duração, ficando a unidade inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Esta unidade de cuidados continuados integra um projeto mais alargado daquele centro e no qual foram investidos 3,8 milhões de euros - 2,3 milhões provenientes de fundos comunitários -, para instalar outras valências de apoio social como um lar de idosos, apoio domiciliário, centro de dia, creche e ATL (atividades de tempos livres).

ABYC (PVJ) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.