Antigo espião que vendia cartas falsas condenado a 5 anos de prisão, pena suspensa

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 21 mai (Lusa) - O Tribunal de Aveiro condenou hoje a cinco anos de prisão, com pena suspensa, um antigo espião venezuelano suspeito de ter vendido cartas de condução venezuelanas que conseguia obter de forma fraudulenta e que depois trocava por documentos portugueses.

O tribunal deu como provado que o arguido obtinha as cartas de condução venezuelanas com a ajuda de um "contacto" e de funcionários públicos daquele país e depois vendia-as por quantias que variavam entre os 500 e 2.500 euros a indivíduos que tinham dificuldade em passar nas provas teóricas e práticas para obtenção de carta de condução de veículos automóveis.

O homem de 69 anos, que trabalhou na Direção dos Serviços de Inteligência e Prevenção da Venezuela, onde atingiu o cargo de comissário, foi condenado a um ano e meio de prisão por cada um dos dez crimes de falsificação de documentos de que estava acusado.

Em cúmulo jurídico, o tribunal aplicou ao arguido uma pena única de cinco anos de prisão, suspensa por igual período, condicionada ao pagamento de dez mil euros, divididos em partes iguais, às duas corporações de bombeiros da cidade.

Os dez arguidos (oito homens e duas mulheres) que terão comprado as cartas de condução falsas foram condenados a penas que variam entre oito meses e um ano e 10 meses de prisão, todas suspensas, por crimes de falsificação de documentos e condução sem carta.

Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente explicou que o tribunal optou por aplicar penas de prisão e não penas de multa, porque as exigências de prevenção geral "são muito fortes".

"A exigência de ser sujeito a um exame para exercer uma atividade muito perigosa que é a condução não pode ser olhado com esta leviandade", sublinhou a juíza presidente, defendendo a necessidade de mandar uma mensagem à comunidade de que este tipo de condutas é "muito censurável".

Durante o julgamento, o ex-espião confessou ter vendido as cartas devido a dificuldades económicas, afirmando estar "muito arrependido".

"Senti-me com falta de recursos económicos e isso foi uma tentação para mim", disse o sexagenário que emigrou aos 17 anos para a Venezuela, onde permaneceu durante cerca de 40 anos.

Os restantes arguidos que aceitaram prestar declarações admitiram ter comprado as cartas, mas desconheciam que as mesmas eram obtidas de forma ilegal.

Um dos compradores chegou a dizer que recorreu aos serviços do principal arguido, porque andava "muito desanimado", após ter reprovado oito vezes no exame de código.

A trama foi descoberta pela Polícia Judiciária de Aveiro que deteve o principal arguido em fevereiro de 2009.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).