Fukushima começa a verter para o mar água com baixa radioactividade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 21 mai (Lusa) -- A operadora da central nuclear de Fukushima começou hoje a realizar descargas controladas para o mar de água com baixos índices de radioatividade, método que vai usar regularmente para reduzir a preocupante acumulação de líquido contaminado na fábrica.

A primeira descarga realizada hoje foi de cerca de 560.000 litros, informou a Tokyo Electric Power (TEPCO).

A elétrica e o Governo nipónico publicaram o conteúdo de isótopos radioativos detetados nas análises realizadas por três laboratórios: da TEPCO, da Agência Nuclear estatal e outro privado.

Todos estavam abaixo do limite estabelecido pela TEPCO para verter a água, o qual é entre 60 a 90 vezes mais restrito do que o estipulado na lei nipónica.

A elétrica e o Executivo japonês vão publicar os níveis regularmente enquanto durem as operações, escreve a agência Efe.

Após meses de intensa negociação, as associações de pescadores de Fukushima acabaram por aceitar a decisão, desde que os níveis de contaminação estejam abaixo dos limites estabelecidos.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.