PR timorense lembra direito à autodeterminação do povo do Saara Ocidental e Palestina

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 20 mai (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, recordou hoje, durante o discurso para assinalar o 12º aniversário da restauração da independência do país, o direito à autodeterminação do povo do Saara Ocidental e Palestina.

"Num dia de festa como este - em que comemoramos a independência e a vitória do direito internacional na terra amada de Timor-Leste - o meu pensamento vai para povos que ainda não tiveram oportunidade de exercer o seu direito à autodeterminação", afirmou Taur Matan Ruak.

O chefe de Estado timorense discursava em Oecussi onde comemorou o 12º aniversário da restauração da independência, no âmbito das viagens mensais que realiza aos distritos do país.

O Presidente referia-se ao povo do Saara Ocidental, cujo controlo do território é disputado entre Marrocos e pelo movimento independentista da Frente Polisário, e à Palestina.

"Em nome do povo de Timor-Leste quero transmitir ao povo sarauí e ao povo palestiniano a nossa solidariedade com o seu anseio legítimo e o seu direito à autodeterminação e à expressão democrática da sua vontade, conforme as Nações Unidas e o direito internacional lhes reconhecem", salientou Taur Matan Ruak.

Segundo o Presidente timorense, o adiamento do "exercício do legítimo direito à autodeterminação enfraquece o sistema internacional e os valores em que este assenta".

MSE // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.