Avaliação de Impacte Ambiental da Mina do Barroso em consulta pública até junho

Avaliação de Impacte Ambiental da Mina do Barroso em consulta pública até junho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) para o projeto da Mina do Barroso, no concelho de Boticas, está em consulta pública entre hoje e 02 de junho, prevendo a exploração de lítio e outros minerais a céu aberto.

O projeto para a Mina do Barroso está a ser promovido pela Savannah Lithium, Lda. e é contestado pela população local, que criou a Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB), e pela Câmara de Boticas, presidida pelo social-democrata Fernando Queiroga.

O procedimento de AIA entrou hoje em consulta pública, prolongando-se até ao próximo dia 02 de junho.

A Mina do Barroso situa-se em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso, no distrito de Vila Real.

De acordo com o resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental, consultado pela agência Lusa, os trabalhos de exploração a realizar terão como foco principal a "exploração de pegmatito litinífero para produção de um concentrado de espodumena, para posterior alimentação de estabelecimentos mineralúrgicos de processamento de lítio, tendo como subprodutos o feldspato e quartzo para alimentar a indústria cerâmica e vidreira".

No documento é salientado que o "lítio é um elemento estratégico para Portugal e para a Europa, dada a sua aplicabilidade na indústria moderna, com a emergente procura para inclusão em baterias de automóveis movidos a energia elétrica".

O projeto de ampliação da Mina do Barroso, que se encontra em fase de estudo prévio, tem como principais ações a ampliação da área de concessão de exploração para 593 hectares, embora reduzindo o número de cortas de nove para quatro.

Prevê também a instalação de um estabelecimento industrial (lavaria) de tratamento da mineralização, para produção de concentrados de espodumena e de quartzo e feldspato.

De acordo com o documento, a instalação e construção da mina será realizada num período de cerca de dois anos e serão necessários cerca de 300 a 350 trabalhadores para a construção das infraestruturas mineiras (lavaria, acessos, sistemas de controlo de água, de abastecimento de água, eletricidade e combustível).

A exploração decorrerá num período de 12 anos (16 anos considerando a instalação e desativação) e requererá de 201 a 243 trabalhadores. A quantidade média de mineralização explorada será de cerca de 1.446.000 toneladas por ano.

Segundo o estudo, o desmonte do material será realizado a céu aberto, com recurso a explosivos.

O diagrama de fogo proposto contempla "cargas máximas instantâneas regulares de 40 quilos de explosivos" pelo que, de acordo com o documento, não são "expectáveis impactes no fator vibrações".

O estéril da exploração será encaminhado para aterro (instalações de resíduos) e o rejeitado da lavaria será depositado numa escombreira.

A metodologia de exploração consistirá numa "estratégia de intervenção faseada por cada corta mineira, ou seja, apenas será explorada uma área de cada vez e quando a lavra terminar na respetiva corta será imediatamente objeto de aterro, modelação e recuperação ambiental e paisagística".

Com a desativação da mina, a área de concessão será preparada para a sua devolução "em condições de permitir o uso futuro, nas adequadas condições de segurança e enquadramento com o meio envolvente".

O projeto prevê uma necessidade hídrica de 0,570 hectómetros cúbicos (hm3) de água para o seu primeiro ano de funcionamento e 0,510 hm3 para os restantes anos de operação mineira, que será captada, por exemplo, nos caudais de escoamento superficiais e no rio Covas.

O projeto prevê impactes a nível da afetação dos afluentes do rio Covas pelas cortas, bem como pelo desvio de águas.

Instalada numa zona de matos autóctones, a mina causará também impactes "locais" com a remoção do coberto vegetal e poderá levar a uma "alteração do uso do espaço por algumas espécies de fauna, nomeadamente por parte do lobo, e à diminuição do número de efetivo de populações.

Não está previsto que o projeto "venha a gerar impactes relevantes na saúde humana" e a nível dos riscos ambientais são identificados: "deslizamento de materiais, contaminação das linhas de água e, solos ou aquíferos (derrames acidentais), elevada pluviosidade, incêndios florestais e sismos".

No EIA são apontadas três alternativas de projeto e, uma vez que a localização da mineralização e respetivas cortas não é passível de relocalização, as alternativas distinguem-se maioritariamente pela localização dos acessos ao exterior, da lavaria, instalações de apoio e das instalações de resíduos e a sequência de exploração das cortas.

Fazem parte do projeto, o plano de lavra, o plano de gestão de resíduos, o plano de recuperação paisagística, que é considerado importante pelo facto da mina se integrar em área classificada como Barroso Património Agrícola Mundial, o plano de desativação, o plano de segurança e saúde, um plano de monitorização, bem como um estudo sobre os impactes transfronteiriços.

A Savannah já tinha adiantado que o projeto prevê um investimento de mais de 15 milhões de euros em medidas para eliminar ou reduzir potenciais impactes sociais e ambientais, fazendo ainda parte do EIA o plano de partilha de benefícios e o plano de boa vizinhança, concluindo que os impactes positivos mais significativos "ocorrem ao nível da socioeconomia".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.