Reféns em poder de tuaregues libertados no norte do Mali

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bamako, 19 mai (Lusa) -- Cerca de 30 reféns, em poder de rebeldes tuaregues após o ataque de sábado a um edifício governamental no norte do Mail foram hoje libertados, anunciaram as Nações Unidas.

"Acabámos de receber 30 reféns. Não estão em más condições. Dois estão muito cansados", disse à agência noticiosa AFP um responsável militar da MINUSMA, a força de manutenção da paz da ONU no Mali.

No entanto, não foram divulgados detalhes de uma eventual negociação relacionada com esta libertação, ou a confirmação sobre a libertação de todos os reféns.

"São entre 28 e 30 reféns. Estão em poder da MINUSMA", precisou à AFP uma fonte humanitária envolvida nas negociações.

Confrontos no sábado entre o exército do Mali e grupos armados, na cidade de Kidal, fizeram 36 mortos, oito dos quais militares, enquanto 30 funcionários públicos foram feitos reféns. O Governo responsabilizou rebeldes tuaregues e "grupos de terroristas" pelo ocorrido.

PCR (FV)

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.