CP anuncia para este verão "paragens adicionais" do comboio internacional "Celta"

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Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 19 mai (Lusa) - A CP anunciou hoje que o comboio internacional "Celta", que liga diretamente o Porto à cidade galega de Vigo, vai passar a ter, "ainda este verão", paragens adicionais.

"A CP, em conjunto com a RENFE, está a estudar a introdução de paragens adicionais neste trajeto ainda este verão, desde que tal não afete os tempos totais de percurso da viagem" adiantou à Lusa a fonte da empresa, sem especificar.

Este serviço direto começou a ser operado em julho de 2013, sem paragens intermédias para a entrada de passageiros e com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros.

O comboio "Celta" passou a percorrer os 175 quilómetros (Porto/Vigo) em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas, em duas ligações diárias em cada sentido.

Para a transportadora ferroviária nacional a introdução destas paragens, a par da dinamização comercial da linha, contribuirá para "um aumento da procura" do serviço, atualmente utilizado por uma média de 26,9 passageiros por cada viagem.

No início deste mês, o presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou à Lusa que o comboio internacional iria começar a parar no concelho a partir de junho.

Na ocasião o socialista José Maria Costa adiantou que a paragem comercial na capital do Alto Minho lhe tinha sido confirmada pelo presidente do conselho de administração da CP - Comboios de Portugal.

O autarca adiantou também que estava a ser analisada a possibilidade de uma segunda paragem do "Celta", para servir as populações dos concelhos de Barcelos e Braga.

Para melhorar o serviço, a CP anunciou hoje "a possibilidade de colocação, a curto prazo, de material circulante mais confortável".

De acordo com a empresa a eletrificação da linha do Minho irá também contribuir, no futuro, "para um serviço mais rápido, sustentável e capaz de gerar maior atratividade para as populações do norte de Portugal e da Galiza".

"Os custos e receitas deste serviço, no âmbito do modelo de negócio atualmente em vigor são repartidos 50/50% entre CP e a RENFE, o que não acontecia nas anteriores ligações em que cada empresa assumia os custos relativos à componente de trajeto do seu país", esclareceu a fonte, questionada pela Lusa, sem avançar valores.

Segundo a edição de hoje do jornal Público, em nove meses de funcionamento do "Celta" a CP e a RENFE terão tido receitas na ordem dos 427 mil euros para despesas superiores a 1,7 milhões, o que significa um défice de 1,2 milhões.

Pelo facto de circular numa via única, o comboio "Celta" faz paragens técnicas ao longo do percurso da Linha do Minho, de poucos segundos.

Acontece nomeadamente nas estações de Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros. A ausência de uma paragem em Viana do Castelo tem sido alvo de forte contestação por empresários e autarcas locais, por entenderem que "agrava" o "isolamento da região", depois da introdução de portagens nas antigas autoestradas Scut (sem custos para o utilizador).

O tempo de viagem atual (duas horas e 15 minutos) deverá ser reduzido a partir de 2016, depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

ABYC (PVJ) // MSP

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