Fenprof admite poder alargar greve às avaliações até 05 de Julho

| Norte
Porto Canal

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, admite entregar ainda hoje um novo pré-aviso de greve até 05 de junho, caso a reunião no Ministério da Educação para discutir a mobilidade especial seja inconclusiva.

"A greve (dos professores) pode acabar hoje ou amanhã mas também se poderá prolongar. Está tudo dependente da reunião no Ministério e da reunião que haverá na Fenprof, hoje à tarde. Só na sequência dessas duas reuniões é que iremos tomar decisões, que podem passar por entregar um novo pré-aviso de greve", contou à Lusa Mário Nogueira, uma hora antes da reunião com o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, agendada para as 11:30, no edifício da 5 de Outubro.

Às 15:00, responsáveis da Fenprof vão reunir-se para analisar os resultados do encontro com o secretário de Estado e tomar uma decisão - o alargamento do período de greve às avaliações iniciada a 7 de junho é uma das opções, estendendo assim a luta até 5 de julho, oito dias antes do início das candidaturas ao Ensino Superior.

Além da Fenprof, o secretário de Estado recebe hoje de manhã, no Ministério da Educação, representantes da Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL), dos sindicatos dos Educadores e Professores do Ensino Básico (SIPPEB) e dos Educadores e Professores Licenciados Pelas Escolas Superiores de Educação e Univesidades (SEPLEU), do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU) e do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).

À tarde, Casanova Almeida vai reunir-se com a Federação Nacional de Educação (FNE), a Federação Portuguesa dos Profissionais da Educação, Ensino, Cultura e Investigação (FEPECI), a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) e com a Pró-Ordem dos Professores.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.