Prolongamento do quebra-mar de Leixões em Matosinhos consignado, empresa prepara obra

Prolongamento do quebra-mar de Leixões em Matosinhos consignado, empresa prepara obra
| Norte
Porto Canal com Lusa

A obra de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, já foi consignada, estando a empresa a preparar o seu arranque, adiantou hoje à Lusa a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

"A empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões foi consignada conforme previsto", sublinhou a administração portuária.

O consórcio liderado com a Teixeira Duarte, Tecnovia e Dredging está a desenvolver os trabalhos preparatórios essenciais ao arranque da obra, acrescentou.

Com um prazo de execução de 30 meses, a empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, que compreende o prolongamento do quebra-mar em 300 metros e a dragagem da bacia de rotação, implica um investimento de 147 milhões de euros.

Destes, 131 milhões de euros são em obra e, o restante, em serviços complementares como fiscalização e coordenação de segurança.

Em dezembro de 2020, o presidente da APDL, Nuno Araújo, adiantou estar a ser feito um estudo sobre o "valor económico do desporto de ondas em Matosinhos e no Grande Porto", uma das recomendações do "parecer favorável condicionado" da comissão de avaliação ambiental.

Por isso, a APDL prevê indemnizar, se for caso disso, as empresas deste setor ou apoios e equipamentos de praia (bares e restaurantes), ressalvou.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.