Ministério da Educação e sindicatos dos professores retomam hoje negociações

Ministério da Educação e sindicatos dos professores retomam hoje negociações
| Política
Porto Canal

O Ministério da Educação e da Ciência e os sindicatos dos professores retomaram hoje, a partir das 09:30, as negociações sobre um dos 'dossiers' que esteve na base da greve de 17 de Junho, a mobilidade especial.

A reunião entre o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e as organizações sindicais prolonga-se pela tarde de hoje, na avenida 5 de Outubro.

Em causa na contestação dos professores está também o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 semanais.

Os sindicatos dos professores convocaram a greve do passado 17 de junho, com as duas principais estruturas sindicais - Fenprof e FNE - a convergirem nos números de adesão de docentes: cerca de 90 por cento.

Oito sindicatos dos professores, incluindo a Fenprof, mas sem a Federação Nacional de Educação, decidiram na sexta-feira manter a greve às avaliações esta semana.

A greve às reuniões de avaliação dos alunos começou a 07 de junho.

O ministério de Nuno Crato, que antecipou os exames nacionais para 26 deste mês por causa da greve geral de 27, avançou que 76 por cento dos alunos inscritos para o exame da passada segunda-feira, num universo de 74.000 estudantes, realizaram a prova.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.