Coligação PSD/CDS "não pode passar ao país ideia de que está insegura" - Menezes

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 mai (Lusa) -- O conselheiro de Estado Luís Filipe Menezes afirmou hoje, no Porto, que a coligação "não pode passar permanentemente ao país a ideia de que está insegura".

Questionado pelos jornalistas sobre se a coligação deveria ser debatida no próximo Conselho de Estado, convocado pelo Presidente da República para segunda-feira, Menezes afirmou: "porventura sim".

"Acredito que há estabilidade necessária para levar a legislatura até ao fim, mas a estabilidade política não é só a estabilidade formal", disse, acrescentando que "os agentes políticos da coligação, ao passarem dela própria uma imagem de instabilidade, estão a prestar um mau serviço ao país".

Para o autarca de Gaia, é "obrigação dos órgãos de soberania, do Estado e do Governo, passarem de si próprios uma ideia de estabilidade" e este será "um conselho que certamente" levará à reunião de segunda-feira.

"Esses sinais não podem passar para a população, é uma irresponsabilidade ter uma oposição trauliteira e que defende princípios que depois sabe que não pode cumprir, é uma irresponsabilidade ter uma maioria que passe a si própria permanentemente sinais de irresponsabilidade", frisou o social-democrata.

Menezes, que falava à margem da apresentação do projeto que tem enquanto candidato à Câmara do Porto para o mercado do Bolhão, lembrou que Paulo Portas é que é o ministro dos Negócios Estrangeiros e que, por isso, "também tem que responder pelas políticas europeias".

"Se há política que está a condicionar a política do país é a europeia. Parece que o ministro dos Negócios Estrangeiros para a Europa é o ministro Vitor Gaspar, mas não. Portanto, o Dr. Paulo Portas também tem que responder pelas políticas da Europa", disse.

Para o conselheiro de Estado, na reunião de segunda-feira estará em análise "a questão central da vida do país neste momento", ou seja, como é que "compaginamos a quotidiano da vida dos portugueses com medidas muito drásticas, e em alguns aspetos muito injustas, que tem sido impostas pela necessidade destes acordos internacionais que estão a financiar a nossa economia".

O Presidente da República, Cavaco Silva, convocou o Conselho de Estado para a próxima segunda-feira, tendo como ordem de trabalhos as "perspetivas da economia portuguesa no pós-'troika', no quadro de uma União Económica e Monetária efetiva e aprofundada".

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).