Aliança árabe destrói dez "bombas drone" dos rebeldes do Iémen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Riade, 07 mar 2021 (Lusa) -- A aliança militar liderada pela Arábia Saudita anunciou hoje que destruiu dez novas "bombas drone" lançadas pelos rebeldes chiitas Houthi do Iémen, elevando para 16 o número de aparelhos dirigidos contra o sul desde sexta-feira.

Um comunicado da aliança árabe, citado pela agência de notícias oficial saudita SPA, refere que os novos ataques ocorreram durante as últimas horas e tiveram como alvo "cidades e instalações civis", sem especificar os locais exatos.

A mesma nota reitera que a aliança "tomará as medidas operativas e necessárias para proteger os civis e as instalações de caráter civil conforme a lei internacional e as suas normas consuetudinárias".

Yahia Sarea, porta-voz militar dos Houthis, apoiado pelo Irão, assegurou na sua conta do 'Twitter' que os rebeldes lançaram, no sábado, dois drones carregados de explosivos contra a base militar Rey Jaled, perto de Jamis Mushait, no sudoeste da Arábia Saudita e "alcançaram importantes alvos".

A aliança não se referiu a esse ataque, embora tenha publicado hoje vídeos onde vários drones podem ser vistos a ser destruídos pelas defesas aéreas sauditas.

Os média sauditas estimam que cerca de 600 aeronaves não pilotadas e 400 mísseis foram lançados sobre o reino desde que o Governo dos Estados Unidos decidiu, em 04 de fevereiro, eliminar o movimento Houthi da lista de grupos terroristas.

O aumento destes ataques coincide com os confrontos entre as forças do internacionalmente reconhecido Governo iemenita, apoiado pela aliança árabe, e os rebeldes dos arredores da cidade de Marib, cujo controlo está a tentar ser tomado pelos Houthis.

O conflito armado começou em 2014 no Iémen, depois dos rebeldes terem pegado em armas contra o governo do presidente Abdo Rabu Mansur Hadi e terem tomado a capital Saná, o que se intensificou após a intervenção militar da aliança árabe, em março de 2015.

EYC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.