Monchique em risco "máximo" de incêndio e 22 concelhos em risco "muito elevado"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- Monchique, no distrito de Faro, está hoje sob risco "máximo" de incêndio e 22 concelhos de Portugal continental apresentam risco "muito elevado", informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Faro tem oito concelhos (Aljezur, Lagos, Silves, Loulé, Alcoutim, Castro Marim e Odemira) em risco "muito elevado" de incêndio, enquanto em Beja apenas se encontra nesta situação o concelho de Odemira.

No distrito de Setúbal, estão em risco "muito elevado de incêndio" os concelhos de Santiago do Cacém e Sesimbra e em Évora, os concelhos de Portel e Mourão.

Já no distrito de Viseu, estão nesta situação os concelhos de Cinfães, Resende, Castro Daire e Vila Nova de Paiva, e no distrito de Castelo Branco, os concelhos da Sertã e Vila de Rei.

O concelho da Arouca, no distrito de Aveiro, também está sob risco "muito elevado de incêndio", assim como os concelhos de Mação e Sardoal, no distrito de Santarém.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso para o final do dia.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante sul na costa sul durante a tarde, e soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro.

Prevê ainda uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, no Alentejo e na região do vale do Tejo.

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas.

Já para o arquipélago da Madeira, prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha.

As temperaturas máximas atingirão os 29 graus celsius em Lisboa, 28 em Faro, 24 no Porto, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Funchal.

HN // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).