Museu da Misericórdia do Porto será inaugurado em Dezembro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 mai (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) assinou hoje com a Autoridade de Gestão do "ON.2 -- O Novo Norte" um contrato de financiamento destinado à criação do museu da instituição que deverá ser inaugurado em dezembro.

Orçado em mais de 1,2 milhões de euros, o projeto conta uma comparticipação pelo FEDER de 872 mil euros.

"Gostaríamos de inaugurar o museu no dia 08 de dezembro. As obras vão avançar de imediato, prevendo-se que se prolonguem por quatro meses", afirmou o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares.

Localizado em pleno centro histórico do Porto, na rua das Flores, o futuro Museu da Misericórdia vai acolher o vasto espólio artístico da SCMP, do qual se destaca "a obra maior da pintura flamenca", o quadro "Fons Vitae".

O provedor referiu que "todo o trabalho que há de ser a coleção permanente já está realizado e que, portanto, há condições para que ainda antes do final do ano se possa fazer abertura".

"Trata-se da concretização de um sonho com mais de 100 anos, porque a ideia já tinha sido lançada no final do século 19, devido ao grande acevo que a Santa Casa tem", acrescentou, salientando que o projeto inclui um restaurante.

A exposição permanente do museu acolherá também "os painéis de Diogo Teixeira, muita pintura, a maior coleção de retratos existente em Portugal, cerca de cinco centenas, e tudo o que tem a ver com a paramentaria, a arte sacra e com a ourivesaria".

"Em 515 anos de existência, a Misericórdia do Porto juntou um imenso acervo artístico, cultural e patrimonial", sublinhou.

Os serviços administrativos da SCMP que funcionavam no edifício que irá acolher o museu foram entretanto transferidos para outros imóveis da instituição.

O provedor disse ainda que está a ser estudada a possibilidade de expandir o espaço físico do museu, adquirindo o edifício contiguo, porque "grande parte da coleção da Santa Casa nem sequer vai poder ficar exposta em permanência porque não há condições físicas para todo o espolio".

Na assinatura do contrato de financiamento esteve presente o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR), Emídio Gomes, que considerou que "tornar parte deste espólio visitável pelo público é um grande motivo de orgulho para o Porto e para a região".

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.