Moçambique: OIM alerta para "congestionamento" de centros de acomodação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 24 fev 2021 (Lusa) - A Organização Internacional das Migrações (OIM) alertou hoje para a situação de "congestionamento" de centros de acomodação que acolhem famílias desalojadas pelas intempéries em Moçambique.

"Em alguns centros de acomodação, como no Buzi, chega a haver 10 pessoas a partilhar o mesmo abrigo", lê-se num relatório da OIM.

No princípio do mês havia 34.000 pessoas hospedadas em 36 centros de alojamento temporário devido à falta de condições nas áreas de residência, depois da tempestade Chalane, no final de 2020, e do ciclone Eloise, em janeiro.

As áreas de acomodação "mostram congestionamento, falta de condições sanitárias e falta de medidas preventivas da covid-19". 

Os desastres naturais dos últimos meses afetaram profundamente o centro e sul de Moçambique, nas províncias de Sofala, Manica, parte sul da Zambézia, Inhambane e Gaza.

De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), 440.000 pessoas foram afetadas e mais de 56.000 casas foram severamente danificadas ou destruídas. 

A OIM lançou um apelo de 9,4 milhões de dólares (7,7 milhões de euros) para apoiar os desalojados até setembro.

Os objetivos passam por um "retorno seguro e digno" dos habitantes à medida que houver condições nos seus locais de origem ou atribuindo-lhes outras zonas de reassentamento.

Oito novos locais de reassentamento "foram identificados para famílias cujas condições de retorno não sejam adequados", tendo em conta também a proteção contra futuras tempestades.

"Com a estação das chuvas em pleno vigor e mais tempestades previstas, é preciso dar atenção urgente à necessidade de construir de forma resiliente face ao clima e estabelecer reassentamentos seguros, duráveis e adaptados", conclui a OIM.

LFO // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Um lusodescendente entre os 10 mortos em acidente de avião no Brasil

Um cidadão português está entre as dez vítimas mortais na queda de uma aeronave, este sábado, em Gramado, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, confirmou esta segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.