ASAE apreendeu em Matosinhos 12 mil maços de tabaco de contrabando

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Matosinhos, distrito do Porto, 12 mil maços de tabaco "de contrabando", estando em causa uma fuga ao fisco no valor de 42 mil euros, foi hoje anunciado.

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, distrito de Braga, o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, acrescentou que o valor total da mercadoria apreendida é de 54 mil euros.

Segundo aquele responsável, na operação foi constituído arguido um homem com cerca de 60 anos, que conduzia a viatura em que seguiam os maços de tabaco.

Em causa, para já, está o crime de introdução fraudulenta no consumo.

"A investigação ainda vai continuar, para apurar se o tabaco é genuíno ou contrafeito", acrescentou Pedro Portugal Gaspar.

A operação, que decorreu na madrugada de segunda-feira, resultou ainda na apreensão de um automóvel e dois telemóveis.

O arguido, que já estava referenciado pelas autoridades, terá ido buscar o tabaco, da marca American Club, a Espanha para o revender a diversos estabelecimentos, em pequenas quantidades.

O material apreendido está guardado no armazém da ASAE em Barcelos, cabendo às autoridades judiciais decidir sobre o seu destino.

O arguido ficou sujeito a termo de identidade e residência.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias. 

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.