Covid-19: Presidente timorense pede ao Parlamento extensão do estado de emergência
Porto Canal com Lusa
Díli, 26 jan 2021 (Lusa) -- O Presidente da República timorense remeteu hoje ao Parlamento Nacional um pedido de renovação do estado de emergência devido à covid-19, com preocupações sobre a situação do lado indonésio da ilha e o risco de contágio a Timor-Leste.
O pedido de renovação foi enviado depois de reuniões de hoje do Conselho Superior de Defesa e Segurança (CSDS) e do Conselho de Estado (CE), lideradas pelo Presidente timorense, Francisco Guterres Lú-Olo, que analisaram o pedido do Governo para a extensão do estado de exceção até ao início de março.
Gregório de Sousa, assessor do chefe da Casa Civil, disse à Lusa que os membros dos dois conselhos concordaram "em unanimidade" com a renovação, manifestando especial preocupação com a questão do aumento de casos em Timor Ocidental e a necessidade de reforçar as medidas de controlo na fronteira.
"O pedido já foi para o parlamento que vai agendar o debate para amanhã à tarde. As preocupações com a situação em Timor Ocidental foram as mais manifestadas durante a reunião. Todos defenderam mais controlo na fronteira", disse.
Além de eventuais medidas adicionais na fronteira, o novo período de 30 dias deverá manter as outras medidas que estão atualmente a ser aplicadas.
Timor-Leste tem atualmente 17 casos ativos no país, com um total de 67 casos desde o início da pandemia, dos quais 50 recuperaram.
O país está atualmente no nono período de 30 dias de estado de emergência, com restrições à entrada e quarentena obrigatória, entre outras medidas.
O Ministério da Saúde adiou indefinidamente um programa de testes, que devia começar hoje.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
ASP // VM
Lusa/Fim