Equipa de Coimbra premiada em projeto de transformação de microalgas em energia

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 08 mai (Lusa) - Dois alunos e um docente do Instituto de Contabilidade de Coimbra integraram uma equipa internacional que foi premiada no Euroweek com o melhor trabalho escrito, por um projeto de transformação de microalgas em energia.

A equipa portuguesa, que desenvolveu a ideia em dois meses, em conjunto com uma equipa da Bélgica, da InduTec asdl/vzw, e outra da República Checa, da Universidade de Tecnologia de Brno, apresentou um projeto de uma "cidade inteligente", tema do evento Euroweek de 2014, em que se propunha a aproveitar "a fotossíntese das microalgas para produzir energia limpa", explicou Pedro Maranha, docente do Instituto de Contabilidade e Administração (ISCAC) e coordenador da equipa portuguesa.

"As microalgas têm a possibilidade de criar biogás a partir de um reator", podendo ser uma "fonte potencial de energia", afirmou à agência Lusa o coordenador.

Apesar do potencial, de momento "ainda são precisas áreas muito grandes para se poder chegar a uma economia de escala", sendo o projeto um "cenário para a sustentabilidade futura das cidades".

Se forem "descobertas formas de acelerar as reações das microalgas" e se se avançar na "inovação e investigação nessa área", a exploração desta forma de energia pode ser viável, referiu Pedro Maranha.

A equipa do ISCAC participou no "estudo da viabilidade económica" da exploração de microalgas, a equipa belga "trabalhou mais nas questões técnicas" e a equipa checa ficou responsável por pensar num modelo "de produção e exploração", informou.

Segundo o docente, o ISCAC já "participou em 14 Euroweeks", uma iniciativa da Rede internacional PRIME, que este ano se realizou na Suécia e que envolve sempre equipas internacionais, cada uma com estudantes de três países diferentes.

Assane Sidi e André Fonseca foram os estudantes do ISCAC que participaram no projeto.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.