Biden: Marcelo felicita Presidente dos EUA e destaca "importância da cooperação multilateral"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jan 2021 (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o seu homólogo dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, e sublinhou "a importância da cooperação multilateral" para encontrar "soluções para os problemas globais".

Num comunicado divulgado na página da Presidência da República na internet, o chefe de Estado português informa que felicitou o homólogo norte-americano "no seguimento da cerimónia de tomada de posse que se realizou em Washington".

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha "a importância da cooperação multilateral na procura de soluções para os problemas globais", nomeadamente, ao nível da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como "do reforço do relacionamento transatlântico".

O Presidente da República também refere a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), que decorre durante os primeiros seis meses deste ano, prossegue a nota.

O democrata Joe Biden tomou hoje posse como o 46.º Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), depois de fazer o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington.

Biden sucede ao republicano Donald Trump depois da vitória nas eleições presidenciais de 03 de novembro de 2020. A cerimónia da tomada de posse decorreu sob um forte dispositivo de segurança, na sequência da violenta manifestação e invasão do Congresso, na semana passada, por uma multidão que apoia Trump.

AFE (RJP) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.