Ministro guineense morreu em Macau a representar o país num fórum sobre investimentos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bissau, 08 mai (Lusa) - Rui Gomes de Araújo, o ministro guineense das Infraestruturas encontrado hoje morto num quarto de hotel em Macau, tinha partido de Bissau na segunda-feira para representar o país num fórum sobre investimentos.

Um assessor do governante disse à Lusa que no dia da partida "o ministro não aparentava nenhum sinal de doença", pelo que a sua morte constitui "uma grande surpresa".

Engenheiro civil formado na antiga Checoslováquia, Rui de Araújo, 61 anos, era primo em primeiro grau do ex-primeiro-ministro guineense Carlos Gomes Júnior cujo governo foi deposto por um golpe militar em abril de 2012.

Em 2004, ficou com a pasta dos Transportes e Comunicações no primeiro executivo liderado em 2004 por aquele governante.

Em junho de 2013, Rui de Araújo seria nomeado para o executivo de transição, entretanto criado na sequência do golpe de Estado de 2012, ocupando o cargo de ministro das Infraestruturas.

Na década de 90, Rui de Araújo foi sócio fundador de uma empresa de construção civil com o presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo.

Ultimamente dedicava-se às lides políticas no seio do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em que era membro do secretariado permanente do 'bureau' político (órgão de direção) e também à sua empresa de construção civil, a Kimbas Constroi.

No país era mais conhecido por Rui Kimbanda, alcunha que traz desde os tempos da juventude em que era membro da banda musical K-Negra ao lado do célebre cantor guineense Sidónio País.

MB // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.