Funchal com risco extremo de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 mai (Lusa) -- A região do Funchal apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país poderá chegar a níveis muito altos e altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para a região do Funchal, que apresenta risco extremo, o IPMA aconselha a população a evitar o mais possível a exposição ao sol.

O IPMA informa também na sua página da Internet que as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.

Nestas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.

Com risco alto estão as regiões de Porto Santo, Horta e Ponta Delgada (Açores).

O IPMA aconselha que sejam usados, nestas regiões, óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, alerta o instituto.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado nas regiões do norte e centro, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral até ao meio da manhã e final do dia e possibilidade de ocorrência de períodos chuva fraca ou chuvisco no litoral até ao início da manhã.

A previsão aponta também para vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde e por vezes forte a sul do Cabo Mondego.

No Sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã e vento fraco a moderado de noroeste.

Em Lisboa e no Funchal prevê-se uma temperatura máxima de 23 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo 19, Castelo Branco e Faro 29, Évora, Beja e Bragança 28, Santa Cruz das Flores 19 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 29.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).