Manifestantes tailandeses preparados para formar o seu próprio Governo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 08 mai (Lusa) - Os manifestantes tailandeses que nos últimos seis meses se têm manifestado em Banguecoque disseram hoje que estão preparados para formar o seu próprio executivo, considerando "ilegítima" a escolha do ministro do Comércio para substituir a antiga primeira-ministra Yingluck Shinawatra.

"Amanhã (sexta-feira) vamos tomar medidas para a nomeação de um novo governo", disse à AFP o porta-voz dos manifestantes, Akanat Promphan, acrescentando que o novo primeiro-ministro do governo interino não tem "legitimidade".

O ministro do Comércio e vice-primeiro-ministro tailandês, Niwattumrong Boonsongpaisan, foi nomeado na quarta-feira para a chefia do Governo, em substituição de Yingluck Shinawatra, anunciou o executivo.

A decisão surgiu depois de o Tribunal Constitucional da Tailândia ter destituído a primeira-ministra Yingluck Shinawatra, que considerou culpada de violação da Constituição e de abuso de poder.

O primeiro-ministro, Niwattumrong Boonsongpaisan, "não tem legitimidade", garantiu Akanat Promphan, mesmo se o quadro legal é respeitado com este governo interino.

Na verdade, é um homem do "clã Shinawatra", próximo do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, irmão mais velho de Yingluck.

Os líderes dos protestos prometeram uma "luta final" para sexta-feira, sem adiantar detalhes dos seus planos.

FAR (EJ)// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.