Lucro dos CTT sobe 1,3% para 18,1 milhões de euros no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) - O lucro dos CTT subiu 1,3% no primeiro trimestre deste ano, face a igual período do ano passado, para 18,1 milhões de euros, anunciou hoje a empresa liderada por Francisco de Lacerda.

Em igual período, os rendimentos operacionais avançaram 0,3% para 176,4 milhões de euros, "retirando a EAD [Empresa de Arquivo de Documentação] do comparativo de 2013, com crescimento dos rendimentos no Expresso e Encomendas e nos Serviços Financeiros de 3,8% e 19,9%, respetivamente", devido ao "forte crescimento no segmento B2C" ['business to consumer'], referem os CTT no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a empresa, os rendimentos operacionais inverteram a tendência dos últimos cinco anos devido à "queda de rendimentos de Correio de somente 3,6%, resultante da queda ainda acentuada (9,5%) no tráfego de correio endereçado, não totalmente compensada pelo aumento do preço médio do Serviço Postal Universal (5,3%)".

Além disso, os serviços financeiros "consolidaram a oferta e posição de mercado com crescimento de rendimentos de 19,9%, assumindo uma posição de destaque na captação de poupanças", acrescentam os CTT - Correios de Portugal.

O resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) recorrente cresceu 1,4% para 33,1 milhões de euros, "contribuindo o Correio com 70,6%, os serviços financeiros com 24,8% e o Expresso e Encomendas com 4,6%".

Os gastos operacionais recuaram 0,7% para 143,4 milhões de euros.

No primeiro trimestre, os CTT adiantam que houve uma redução de 5,1% do número total de trabalhadores, para 12.235, por reformas sem substituição e não renovação de contratos a termo certo, como resultado do programa de transformação.

ALU//CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.