Dezanove regiões do país com risco muito alto de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) -- Dezanove regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, as regiões de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu e Angra do Heroísmo apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.

Nestas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.

Com risco alto estão as regiões de Bragança, Porto, Vila Real, Horta e Ponta Delgada.

O IPMA aconselha que sejam usados, nestas regiões, óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar, lembrando que a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro, céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã e para o final do dia, vento em geral fraco, predominando de noroeste, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima no litoral da região centro.

No sul, prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã, vento fraco a moderado de noroeste e pequena descida temperatura máxima no Alentejo.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus Celsius, no Porto 19º, Faro, Castelo Branco, Évora e Beja 27º, Bragança 26º, Guarda e Angra do Heroísmo 21º, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 20º e Funchal 22º.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira. 

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".