Microsoft Ventures diz-se "orgulhosa" em ser parceira da Startup Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) - A Microsoft Ventures está "orgulhosa" em ser parceira da incubadora e aceleradora portuguesa Startup Braga, que hoje arranca oficialmente num evento que conta com a presença do primeiro-ministro, disse à Lusa o diretor da empresa do grupo Microsoft Cliff Reeves.

A Startup Braga arranca hoje com a sua atividade, contando com uma rede internacional, que vai desde Tóquio, Londres ou Seattle, e pretende "ser um pilar no desenvolvimento do ecossistema do empreendedorismo nacional", disse à Lusa o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, entidade promotora do projeto.

"A Microsoft Ventures está focada em ajudar empreendedores a construir grandes empresas numa escala global. Nesse sentido, selecionamos cuidadosamente um número de parceiros chave para ajudar a identificar candidatos conceituados. Com isso na mente, estamos orgulhosos em ter uma parceria com a Startup Braga, já que temos em comum a missão de ajudar e acelerar startups novas, com elevado potencial, que possam também ajudar a contribuir para a economia local e global", explicou Cliff Reeves.

A Microsoft Ventures é uma das parceiras da Startup Braga.

"Temos uma longa história em apoiar as startups em Portugal através do nosso programa BizSpark. Desde que o lançamos, em novembro de 2008, a Microsoft já apoiou sozinha mais de 500 empresas tecnológicas em Portugal, com um investimento indireto avaliado em mais de 3,5 milhões de euros", disse o diretor sénior da Microsoft Ventures.

"Nos últimos seis meses, aumentámos as nossas interações com as startups e adicionámos cerca de 80 tecnológicas ao BizSpark", adiantou.

Sobre a forma como a empresa irá apoiar a Startup Braga, Cliff Reeves avançou que em conjunto com a Microsoft Portugal, irá fornecer às empresas selecionadas para a aceleração e incubação de negócios acesso exclusivo a mentores e programas da multinacional de todo o mundo, bem como a utilização do AppCampus, uma aplicação móvel desenvolvida pela Microsoft e pela Nokia.

Além disso, "as startups irão beneficiar de 'workshops' de formação técnica e de negócio, software gratuito e serviços baseados em 'cloud' para desenvolver as suas propostas", enquanto parte do programa Microsoft BizSpark,

Questionado sobre o principal objetivo desta parceria, que hoje é formalmente assinada, Cliff Reeves disse que é "ajudar a dinamizar e acelerar o empreendedorismo português e o ecossistema tecnológico. E não é coincidência que tenhamos escolhido criar parceria com a Startup Braga, que está localizada em Braga", por ser conhecida como um 'cluster' tecnológico.

"Seria fantástico se um dos empreendedores" da Startup Braga conseguisse "ser o equivalente a Bill Gates, Steve jobs ou Mark Zuckerberg em Portugal", afirmou o diretor sénior da Microsoft Ventures.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.