Cinco concelhos do Norte com aumento de novos casos de infeção por Covid-19

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cinco concelhos da região Norte registaram, entre a terceira e quarta semana de dezembro, um aumento do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

O relatório da ARS-N, a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica entre a segunda (de 06 a 12) e a quarta semana (de 20 a 26) de dezembro.

Vieira do Minho, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo, Arcos de Valdevez e Valença foram os únicos concelhos que, entre a terceira e quarta semana do mês, registaram um aumento de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, foi o que registou o maior crescimento, com o mesmo a fixar-se nos 109%, tendo passado de 66 para 138 novos casos.

Este concelho é o que apresenta a maior taxa de incidência da região Norte, com a mesma a atingir os 1.405 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

A Macedo de Cavaleiros, sucedem-se, em termos de crescimento percentual, Torre de Moncorvo (75% de novos casos de infeção), Arcos de Valdevez (50%), Valença (24%) e Vieira do Minho (19%).

No mesmo período, os restantes concelhos da região Norte registaram um decréscimo do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

O distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete municípios] contabilizou um decréscimo de 27% de novos casos de infeção, passando 1.005 novos casos na terceira semana do mês para 735.

Também o distrito de Braga acompanhou esta tendência, registando um decréscimo de 29% e passando de 3.371 novos casos para 2.403.

Bragança contabilizou menos 11% de novos casos entre a terceira e quarta semana do mês, tendo passado de 433 para 386 novos casos.

O distrito do Porto registou menos 22% de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, passando de 5.526 para 4.083 novos casos de infeção.

Também Viana do Castelo e Vila Real acompanharam esta tendência de diminuição, com o número de novos casos a registar um decréscimo de 34% e 38%, respetivamente.

O relatório indica ainda que, a par de Macedo de Cavaleiros, os concelhos de Montalegre, Alfandega da Fé, Ponte da Barca, Peso da Régua, Esposende, Valpaços e Vimioso registam uma taxa de incidência superior a 1.000 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

Nestes sete municípios, a taxa de incidência é superior à da região Norte, que se fixa agora nos 581,2 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

Portugal contabiliza pelo menos 6.619 mortos associados à covid-19 em 394.573 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23:00 de 31 de dezembro, e a partir das 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22:30 no último dia do ano, e até às 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

 

SPYC// ACG

Lusa/Fim.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.