CDS/Matosinhos critica Galp por "profunda insensibilidade" ao anunciar encerramento da refinaria

| Política
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 24 dez 2020 (Lusa) -- O CDS de Matosinhos considerou hoje que o anúncio de encerramento da refinaria da Galp neste concelho "em véspera natalícia" mostra uma "profunda insensibilidade" e exige conhecer as medidas que a câmara local vai tomar na defesa dos trabalhadores.

Em comunicado, a Comissão Política Concelhia do CDS de Matosinhos diz-se "desagradada com os moldes em que esta notícia foi transmitida" e questiona as justificações da administração da Galp.

"Este comunicado emitido na véspera natalícia veio causar uma grande ansiedade e angústia a todos os colaboradores [diretos e indiretos], mostrando assim uma profunda insensibilidade por parte da administração da Galp, o que nos leva a questionar as razões que motivaram esta tomada de decisão", refere-se no comunicado.

Para o CDS/Matosinhos a justificação sobre alterações estruturais dos padrões de consumo "não parece credível", uma vez que, lê-se na nota, "existem duas fábricas dentro do complexo que são únicas [Aromáticos e Lubrificantes] e não existem no complexo de Sines".

"Que solução irá a Galp apresentar para estas duas unidades? Irão ser deslocadas para Sines? Quanto aos seus colaboradores, irão ser transferidos ou compensados? Que aproveitamento vai ser feito dos terrenos após o desmantelamento do complexo? Torna-se urgente por parte da Câmara Municipal de Matosinhos a responsabilidade de responder a estas perguntas e apresentar as soluções completas", escreve o CDS/Matosinhos, aproveitando para "confortar todos os que foram afetados pelo comunicado da Galp".

A Galp anunciou na segunda-feira que vai concentrar as suas operações de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines e descontinuar a refinação em Matosinhos a partir do próximo ano, uma decisão que o Governo já referiu que "levanta preocupações" em relação ao destino dos trabalhadores, mas lembra que as medidas anunciadas se inserem num processo que visa a descarbonização do setor energético.

A decisão da Galp de concentrar operações em Sines e descontinuar a refinação em Matosinhos a partir do próximo ano foi avançada em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Nele se refere que a empresa "continuará a abastecer o mercado regional mantendo a operação das principais instalações de importação, armazenamento e expedição de produtos existentes em Matosinhos", e que está a "desenvolver soluções adequadas para a necessária redução da força laboral e a avaliar alternativas de utilização para o complexo".

Os sindicatos apontam que estão em causa cerca de 500 postos de trabalho diretos e 1.000 indiretos.

Na terça-feira, o ministro do Ambiente considerou que a Galp "está obrigada a fazer mais do que a lei" no que diz respeito à situação dos trabalhadores da refinaria de Matosinhos, cujas operações serão descontinuadas a partir do próximo ano.

Antes, na segunda-feira, numa carta enviada ao gabinete de João Pedro Matos Fernandes, a câmara de Matosinhos liderada pela socialista Luísa Salgueiro exigiu saber que medidas excecionais serão ativadas pelo Governo para "prevenir o colapso" de empresas que dependem da refinaria da Galp localizada há 50 anos no concelho.

Vários partidos políticos solicitaram já uma audição, com caráter de urgência, do ministro do Ambiente e da Ação Climática.

PFT // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.