Saída limpa é resultado de sacrifício de milhões de portugueses - Miguel Macedo

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 mai (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, considerou hoje que saída limpa do programa de ajustamento é resultado do esforço e sacrifício que "milhões de portugueses fizeram", alertando que é necessário manter o "enorme rigor orçamental".

Miguel Macedo falava aos jornalistas na Câmara do Porto, depois da cerimónia da assinatura do contrato de arrendamento que vai permitir a abertura da nova esquadra da PSP de Cedofeita, tendo sido questionado sobre o anúncio feito domingo à noite pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sobre a decisão de Portugal sair do programa de assistência sem recorrer a qualquer programa cautelar.

"Aquilo que ontem [domingo] foi anunciado ao país significa, antes do mais, o resultado de um esforço e de um muito sacrifício que milhões de portugueses fizeram para que nós pudéssemos recuperar a nossa autodeterminação do ponto de vista orçamental e das opções que queremos fazer em cada momento em termos políticos", sublinhou.

No entanto, o ministro alerta que é preciso "continuar a trabalhar, manter disciplina orçamental para que os sinais que já são visíveis de retoma económica e de criação de algum emprego, se acentuem e acelerem nos próximos tempos".

"Mas nada disso será conseguido de forma sustentável e duradoura no tempo se não tivermos essa disciplina orçamental e se não enfrentarmos - como ainda temos que enfrentar -- muitas questões e muitos problemas que temos que resolver, nós todos como país", defendeu.

Insistindo na necessidade de "continuar um exercício de enorme rigor orçamental e de muita ponderação", o ministro sublinha que se deve garantir que aquilo que Portugal já conquistou -- o que, na sua opinião "foi muito e com "muito sacrifício" - se mantém no tempo e "não se perde por, de repente, entrarmos em situações que não são comportáveis do ponto de vista do país".

Portugal vai sair do atual programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando autonomamente aos mercados, anunciou domingo o primeiro-ministro.

A decisão do Governo será formalmente comunicada aos seus parceiros da zona euro na segunda-feira, numa reunião do Eurogrupo, a última durante a vigência do resgate iniciado em 2011, na qual Portugal estará representado pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

JF (IEL) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.