Barroso defende consenso "além dos partidos do Governo" e aponta exemplo irlandês

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 05 mai (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia defendeu hoje que Portugal precisa de um consenso político alargado, "além dos partidos que apoiam o atual Governo", apontando o exemplo da Irlanda e advertindo para "as tentações" político-partidárias.

As posições de José Manuel Durão Barroso foram assumidas em declarações aos jornalistas portugueses em Bruxelas, a propósito da saída de Portugal do programa de assistência económico-financeira sem recurso a um programa cautelar.

Questionado sobre os riscos existentes, o chefe do executivo comunitário lembrou que a própria análise da 'troika' aponta "como um dos objetivos a alcançar um consenso numa base mais duradoura e mais alargada".

"Infelizmente isso não foi ainda possível", afirmou, referindo que seria desejável que esse acordo se alargasse "para além dos partidos que apoiam o atual Governo".

"Sem dúvida que seria melhor em termos de confiança que um acordo fosse mais amplo e que houvesse uma garantia também no tempo porque, em definição, os governos mudam, é importante que isso aconteça, por exemplo a Irlanda fez esse tipo de acordo, para além de uma legislatura", notou.

Barroso disse respeitar as diferenças políticas entre partidos, mas "pessoalmente" defendeu "que seria bom que se encontrassem aspetos de consenso para garantir essa confiança, para que não viesse qualquer governo que possa por em causa o que foi alcançado com tanto sacrifício".

"É importante que os portugueses encontrem proteção contra erros políticos, muitas vezes as forças políticas, sejam as que estão no Governo, sejam as que estão na oposição, não vou entrar na política interna portuguesa, mas há muitas tentações, sobretudo quando se trata de gastar dinheiro, é preciso de encontrar um sistema que nos defenda dos erros para o futuro", sublinhou.

ATF/ACC // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.