Lar da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão com 67 infetados com Covid-19

Lar da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão com 67 infetados com Covid-19
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Lar São João de Deus em Gavião, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, tem 55 utentes e 12 funcionários infetados com o novo coronavírus, anunciou hoje a Santa Casa da Misericórdia local.

Em comunicado enviado à Lusa, a Santa Casa refere que os utentes positivos "estão todos assintomáticos".

O surto foi detetado após uma utente do lar ter ido, no dia 07, ao hospital e ter sido testada, acusando positivo.

A Misericórdia testou todos os utentes e funcionários do lar, registando um total de 67 casos positivos.

"Estão 55 utentes positivos e 30 negativos e 12 funcionários positivos e 43 negativos", acrescenta a instituição.

A Misericórdia acionou o Plano de Contingência, estando a situação a ser acompanhada pela Câmara Municipal, Delegação de Saúde e Segurança Social.

Os utentes estão separados por alas.

"Os vários serviços estão todos assegurados dentro da normalidade, funcionando com equipas fixas de trabalho dedicadas a grupos de utentes", diz ainda a Santa Casa.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.605.583 mortos resultantes de mais de 71,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.559 pessoas dos 348.744 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.