Covid-19: Estudantes de medicina alertam para efeitos sobre a qualidade da formação

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 07 dez 2020 (Lusa) -- A qualidade da formação médica poderá ser afetada por um projeto de portaria do Governo que prevê menos tempo, alteração de conteúdos e desvio de internos para combater a covid-19, alertou a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Num comunicado enviado hoje, a direção da ANEM garantiu compreender a "excecionalidade do momento" que a pandemia impôs e a "necessidade de reforçar os recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde" (SNS), mas não deixou de expressar a sua "extrema preocupação com a qualidade do futuro do ensino médico em Portugal".

"A formação geral é um momento formativo por excelência que habilita o médico ao exercício autónomo da Medicina. Não havendo acesso à especialidade para todos, este é, aliás, o único momento de prática tutorada que os futuros médicos têm antes de prestarem cuidados de saúde de forma autónoma e sem qualquer tipo de supervisão", pode ler-se na nota, que reiterou que "o ano da formação geral não pode ser menosprezado".

Em causa está, sobretudo, o artigo 2.º do projeto de portaria assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, - disponibilizado por esta associação -, no qual se pode ler que "os prazos de duração e os conteúdos dos blocos formativos (...) podem, a título excecional e temporário, ser alterados e adequados ao contexto das medidas de atividade assistencial impostas pela covid-19".

Lamentando a "desorientação, desorganização e incapacidade de planeamento" das decisões do Ministério da Saúde, a ANEM acrescentou ainda que a tutela tem sido indiferente aos avisos dos profissionais de saúde e não tem preparado o futuro ou assegurado a formação.

Paralelamente, o órgão representativo dos estudantes de medicina lembrou ainda que a "maior parte dos médicos que iniciará o internato de formação geral em janeiro de 2021 viu a sua parte final da sua formação académica condicionada pela suspensão de estágios clínicos em março de 2020" e que essa "lacuna formativa" dificilmente será colmatada no primeiro ano de internato.

Por fim, a ANEM, que repetiu a sua disponibilidade para colaborar com o ministério, considerou que esta eventual alteração do quadro de formação médica "quebra o compromisso social assumido entre o Estado e os estudantes de medicina", exigindo um "plano de recuperação e compensação da formação" para que possa ser colocada em prática sem afetar a qualidade dos futuros médicos portugueses.

Portugal contabiliza pelo menos 4.963 mortos associados à covid-19 em 322.474 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

JYGO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.