Sob o lema "Tempo de agir", Portugal quer ser o leme da Europa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 dez 2020 (Lusa) -- A presidência portuguesa da União Europeia (UE) escolheu o lema "Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital", para "passar das decisões para os resultados", assumindo-se como "um leme" para orientar a Europa para o futuro.

"O lema da nossa presidência procurou ser, e é, o mais simples, o mais claro, mas também o mais eloquente possível. 'Tempo de agir'. Nós tomamos e ainda estamos a concluir, ao longo deste semestre, decisões muito importantes para o nosso futuro próximo, decisões estratégicas para o nosso futuro próximo, designadamente aquelas que têm a ver com o próximo Quadro Financeiro Plurianual [...], mas também aquelas que, por essa via, permitam que a Europa encare melhor o desafio da dupla transição" verde e digital, começou por justificar o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva prosseguiu a apresentação do lema, logótipo e sítio oficial da presidência portuguesa da UE, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, insistindo que "agora, é tempo de concretizar, é tempo de passar das decisões para os resultados, é tempo de implementar os acordos" que os 27 Estados-membros forem obtendo e de "concluir o que ainda estiver por decidir quando a presidência portuguesa se iniciar".

"E agir para que a nossa decisão passe pelo terreno e seja posta em prática. É tempo de agir porquê? Com que objetivo? Justamente para garantir a recuperação, uma recuperação que queremos justa, e daí a importância do modelo social europeu, que é aquilo que pontuará a nossa presidência, designadamente a Cimeira Social do Porto, mas também uma recuperação verde e digital", reforçou.

A partir das prioridades da quarta presidência portuguesa do Conselho da UE, que arranca em 01 de janeiro, e do seu lema, é, de acordo com o chefe da diplomacia portuguesa, "fácil compreender" o logótipo escolhido.

"A identidade visual organiza-se assim com a maior simplicidade, mas também a maior claridade e a maior eloquência possível. Trata-se de trabalhar na base daquilo que une a Europa. O que une a Europa é, desde logo, as cores da sua bandeira. O nosso logótipo trabalha o azul e o amarelo que estão nas cores da nossa bandeira comum, trabalha a partir das estrelas que simbolizam a nossa bandeira, que transformam as 12 estrelas da bandeira nos 27 Estados-membros que hoje compõem a UE", clarificou.

O logótipo -- pontos amarelos que se unem num leme, sobre um fundo azul -- valoriza, para Santos Silva, "essa unidade, mas ao mesmo tempo sinaliza a direção que dá sentido a essa unidade".

"A direção simbolizada pelo leme ou pelo sol, isto é, o que nós queremos fazer, onde queremos chegar, como queremos chegar ao ponto a que queremos chegar. Essa ideia de direção é uma ideia de futuro e a presidência portuguesa do conselho da UE quer valorizar a unidade da Europa e a unidade da Europa que nasce para o futuro, que caminha para o futuro e, em relação à qual, a presidência portuguesa pode ser, sem falsas modéstias, uma espécie de leme para ajudar todos nós a orientar-nos, unidos, em direção a esse futuro", vincou.

No contexto da pandemia de covid-19, a presidência portuguesa, cujas prioridades e atividades poderão ser consultadas em https://www.2021portugal.eu/, será necessariamente resiliente, como notou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, mas também digital.

A necessidade de adaptação às restrições inerentes à crise pandémica obrigará Portugal a "um enorme trabalho" para responder aos desafios organizativos e para ter "uma presidência digital à séria", com epicentro no Centro Cultural de Belém, mas sem excluir "reuniões presenciais de forma descentralizada" por todo o país, inclusive nas regiões autónomas.

A presidência portuguesa da UE tem como prioridades a Europa Resiliente, capaz de resistir a crises não apenas economicamente como ao nível dos valores europeus, a Europa Social, com o modelo social como fator de crescimento económico, a Europa Verde, líder mundial no combate às alterações climáticas, a Europa Digital, pronta para enfrentar a transição tecnológica a nível económico e de proteção dos direitos dos cidadãos, e a Europa Global, assente na aposta no multilateralismo.

AMG // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.