Alunos do Politécnico de Leiria limpam muros vandalizados na semana académica

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 02 mai (Lusa) - As três associações de estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) aliaram a festa da semana académica, que decorre até 03 de maio, a ações cívicas e vão pintar muros vandalizados na cidade.

Respondendo ao desafio da Câmara Municipal de Leiria, os estudantes aceitaram limpar os muros vandalizados da cidade. Hoje, dois grupos vão pintar as paredes da Praça José Hermano Saraiva e do Jardim Santo Agostinho. Na segunda-feira, os estudantes já tinham pintado as paredes do muro da Sé de Leiria.

"Há uma interiorização da parte dos estudantes, que entende que a população não os aceita. Nesse sentido, desafiámos os estudantes a realizarem um conjunto de ações cívicas. Criámos uma semana paralela à semana académica, a que chamámos de semana do estudante", explicou a vereadora da Educação, Anabela Graça à agência Lusa.

A autarca adiantou que algumas pessoas associam os estudantes ao cortejo e ao excesso de bebidas alcoólicas. "Esta é uma forma de mostrar que os estudantes não são só isso e são uma mais-valia para a cidade, por tudo o que dão."

Além da ação "Pintar Leiria", os estudantes vão entregar bens alimentares a dez idosos sinalizados pelo município pelo seu isolamento. "Será como um apadrinhamento destes 12 alunos, pois a intenção é que se crie uma relação de cooperação entre os jovens e os idosos ao longo de todo o ano", explicou Anabela Graça.

A vereadora revelou ainda que os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) angariaram bens de primeira necessidade, que vão entregar a famílias carenciadas, sinalizadas pelo município.

As atividades junto da comunidade acontecem ao longo do ano, mas passam, na maioria das vezes, despercebidas. "Fazemos muitas coisas, mas as pessoas não sabem. Só veem os estudantes como aqueles que fazem barulho. Queremos mudar essa imagem. Já que nesta semana temos os olhos postos em nós, vamos aproveitar o momento para mudar esse paradigma", salientou o presidente da associação de estudantes da Escola Superior de Saúde, Micail Barbosa.

Já o presidente dos estudantes da ESTG, Rui Constantino, garantiu: "Nós somos assim. Leiria tem de reconhecer a importância que temos para a cidade, até em termos económicos. Portanto, não vamos provar nada. A Câmara de Leiria pediu a nossa colaboração e disponibilizámo-nos de imediato".

"Não queremos que a cidade repare em nós, mas que possamos reparar a cidade e contamos com o envolvimento de todos os estudantes", reforçou o presidente da associação de estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Diogo Martins. Para este jovem, pintar quatro paredes, que "foram alvo de frases de um estudante de Erasmus", é uma forma de "contribuir para dar uma melhor imagem da cidade".

Rastreios de saúde na cidade e sensibilização para o sexo seguro junto dos alunos das escolas secundárias estão entre outras atividades previstas pelos estudantes.

"Estas iniciativas, de extrema importância, vão melhorar a imagem dos jovens do ensino superior politécnico de Leiria e permitir canalizar a força daqueles que são o futuro para ações cívicas. Não há razão para o divórcio entre estudantes e população", rematou Anabela Graça.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).