China e Rússia realizam manobras conjuntas no mar da China Oriental

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 01 mai (Lusa) -- A China e a Rússia vão levar a cabo manobras navais conjuntas no final de maio no Mar da China Oriental, anunciou o Ministério de Defesa chinês na sua página de internet.

O anúncio dos exercícios militares é visto como uma forma de mostrar o "mau estar" de Pequim perante a atitude de Washington em relação às ilhas Diaoyu/Senkak (disputadas entre o Japão -- apoiado pelos Estados Unidos -- e a China), as quais estão localizadas no Mar da China Oriental.

"Os exercícios, que são manobras regulares entre a marinha chinesa e russa, têm como objetivo intensificar a cooperação pragmática entre os dois exércitos, assim como melhorar a sua capacidade de resposta a eventuais ameaças de segurança marítimas", explica um comunicado publicado pelo Ministério de Defesa chinês.

O Mar da China Oriental passou a ser um tema delicado para as relações internacionais depois que Pequim anunciou, em novembro do ano passado, a criação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIS) naquelas águas, onde se situam as ilhas Diaoyu/Senkaku, além de outros ilhotes também disputados com outros países. A iniciativa provocou a condenação de países terceiros, incluindo o Japão, Estados Unidos e Filipinas.

O Presidente russo, Vladimir Putin, deverá realizar uma visita à China este mês.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.